PLANO DE MARKETING PARA UMA AGROPECUÁRIA DE PEQUENO PORTE LOCALIZADA NA CIDADE DE CHAPECÓ
Resumo
O plano de marketing é uma ferramenta de gestão estratégica de empresa sendo considerado um documento formal estruturado, no qual os objetivos organizacionais de marketing são estabelecidos, bem como as estratégias para alcançá-las. O objetivo do estudo foi elaborar um plano de marketing para uma agropecuária de pequeno porte na cidade de Chapecó. O método aplicado teve como base a proposição de Las Casas (2011). Em primeiro momento foi realizado uma entrevista com o gestor, e, posteriormente, aplicou-se um questionário com os clientes. Por meio dos resultados obtidos constatou que a empresa não possui um setor próprio para trabalhar o marketing e apresenta dificuldades para o desenvolvimento do mesmo. Diante do questionário foi possível verificar a percepção dos clientes quanto a empresa e definir o posicionamento de mercado, além de fornecer dados importantes para o desenvolvimento do plano de marketing. Com base nos resultados elaborou-se propostas de marketing para a empresa com sugestões de melhorias e novas oportunidades em relação ao composto de marketing, ambiente, atendimento, promoção, concorrência e divulgação da empresa.
Palavra-chave: Marketing; Plano de marketing; Micro e pequenas empresas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.