PLANO DE MARKETING PARA UMA AGROPECUÁRIA DE PEQUENO PORTE LOCALIZADA NA CIDADE DE CHAPECÓ

Autores

  • Vanderleia Cristina Sberse UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA- UNOESC CHAPECÓ
  • Daiane Pavan
  • Inocencia Dalbosco Boita

Resumo

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão estratégica de empresa sendo considerado um documento formal estruturado, no qual os objetivos organizacionais de marketing são estabelecidos, bem como as estratégias para alcançá-las. O objetivo do estudo foi elaborar um plano de marketing para uma agropecuária de pequeno porte na cidade de Chapecó. O método aplicado teve como base a proposição de Las Casas (2011). Em primeiro momento foi realizado uma entrevista com o gestor, e, posteriormente, aplicou-se um questionário com os clientes. Por meio dos resultados obtidos constatou que a empresa não possui um setor próprio para trabalhar o marketing e apresenta dificuldades para o desenvolvimento do mesmo. Diante do questionário foi possível verificar a percepção dos clientes quanto a empresa e definir o posicionamento de mercado, além de fornecer dados importantes para o desenvolvimento do plano de marketing. Com base nos resultados elaborou-se propostas de marketing para a empresa com sugestões de melhorias e novas oportunidades em relação ao composto de marketing, ambiente, atendimento, promoção, concorrência e divulgação da empresa.

Palavra-chave: Marketing; Plano de marketing; Micro e pequenas empresas.

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Publicado

18-12-2022

Como Citar

Sberse, V. C., Pavan , D., & Boita , I. D. (2022). PLANO DE MARKETING PARA UMA AGROPECUÁRIA DE PEQUENO PORTE LOCALIZADA NA CIDADE DE CHAPECÓ. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Chapecó, 7, e32411. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeucco/article/view/32411

Edição

Seção

Área das Ciências Sociais – Relatos de caso