INVESTIGANDO A ESTRUTURA FÍSICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Os acadêmicos do 5º período do curso de Educação Física - Licenciatura, da UNOESC, através da disciplina de Atividades Práticas de Ensino I, realizou visita em escolas de Educação Infantil de Chapecó -SC. A atividade de observação teve como objetivo analisar os espaços e materiais disponíveis para as aulas de educação física. Foram observadas 7 escolas, sendo que 5 foram Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) e 2 Escolas de Educação Básica Municipal (EBM), em diferentes bairros da cidade. Verificou-se que cada escola tem aproximadamente 250 alunos, entre 0 a 5 anos nas turmas de Berçário, Maternal e Pré-escolar. Diante das atividades de observação, foi constatado que grande parte das escolas possuem diversos materiais para a prática das aulas de educação física, necessários para efetuar um aprendizado de maneira eficaz para as crianças. Os materiais disponíveis são: bolas, cordas, bambolês, materiais recreativos, jogos tradicionais, brinquedos infantis, entre outros fundamentais para a prática das atividades. Nos locais visitados, observou-se que para a prática das aulas de educação física os professores utilizam os ginásios, quadras, campos, parques, caixas de areia, bosques, salas de aula e até mesmo locais com materiais estofados. Conclui-se que as escolas de educação infantil de Chapecó, possuem diversos materiais recreativos e em relação aos espaços destinados as aulas de educação física é adaptado para recepcionar e proporcionar um ensino adequado para a faixa etária da idade das crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.