ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PROJETO DE EXTENSÃO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO (SAP) DA UNOESC CHAPECÓ

Autores

  • Michele Gaboardi Lucas Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó
  • Jessica Lopes Conte Unoesc Chapecó
  • Evilin Ramos Fontana Unoesc Chapecó
  • Juliana Maria Lermen Unoesc Chapecó
  • Diego Daniel Onofre Unoesc Chapecó
  • Gabriela Mendes dos Santos Bernardi Unoesc Chapecó

Resumo

A orientação profissional é uma atividade do psicólogo que visa contribuir para que os concluintes do ensino médio possam realizar uma escolha profissional mais consciente e madura fazendo com que cheguem na universidade com maior consciência sobre si, bem como sobre o curso que escolheram, diminuindo assim a probabilidade de troca de curso e também de trancamento. Sabe-se que a inserção do profissional psicólogo nessa área ainda é incipiente em nossa região, já que é um contexto relativamente novo, sugere-se a universidade a possibilidade de abertura de um espaço diferenciado de futura inserção profissional. Atividade esta que é de extrema relevância, pois amplia a visão do acadêmico de Psicologia para além das áreas ditas como tradicionais como a clínica, organizacional e escolar. Os objetivos do projeto foram: proporcionar aos acadêmicos a experiência de ser o facilitador no processo de orientação profissional;  apresentar aos acadêmicos a inserção do profissional psicólogo nesta área de atuação; e, construir com os acadêmicos e com os estudantes do ensino médio um processo facilitador da escolha profissional, focalizando aspectos pessoais e do mundo do trabalho. As orientações presenciais semanais, bem como as intervenções desenvolvidas pelas acadêmicas no Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) ocorreram conforme o planejamento inicial do projeto. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de realizar sessões individuais com jovens que procuraram o SAP em busca do processo de Orientação Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Gaboardi Lucas, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó

Mestre em Administração na UNOESC Chapecó. Pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Professora do curso de Psicologia da UNOESC Chapecó. Especialista Clínica pelo CFP. Especialização em Terapia Sistêmica de Casal e Família. Formação em Orientação Profissional.

Jessica Lopes Conte, Unoesc Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia Unoesc Chapecó

Evilin Ramos Fontana, Unoesc Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia

Juliana Maria Lermen, Unoesc Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia

Diego Daniel Onofre, Unoesc Chapecó

Acadêmico do curso de Psicologia

Gabriela Mendes dos Santos Bernardi, Unoesc Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia

Downloads

Publicado

01-12-2017

Como Citar

Lucas, M. G., Conte, J. L., Fontana, E. R., Lermen, J. M., Onofre, D. D., & dos Santos Bernardi, G. M. (2017). ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PROJETO DE EXTENSÃO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO (SAP) DA UNOESC CHAPECÓ. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Chapecó, 2, e16309. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeucco/article/view/16309

Edição

Seção

ACV Resumos