ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM UM NOVO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNOESC JOAÇABA –SC.
Abstract
O professor é responsável pelo planejamento, organização, direção e avaliação das atividades que compõem o processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi avaliar os planos de ensino elaborado pelos docentes de acordo com cada componente curricular, verificando a proposta metodológica que norteia o processo de ensino e aprendizagem e de que forma acontece a inserção dos acadêmicos do curso de Enfermagem da UNOESC nas redes de atenção do SUS. Foi realizado a análise de todos os 35 planos de ensino das disciplinas ministradas no primeiro semestre e 27 do segundo semestre de 2015, baseado na proposta curricular e na matriz sete do curso de Enfermagem. Foi realizado a avaliação de cada plano e comparado com a descrição das ementas e objetivos de todas as disciplinas junto ao PPC, identificando as metodologias de ensino e aprendizagem que estavam sendo utilizadas para o desenvolvimento das mesmas. A análise dos planos de ensino mostra que houve um aumento no número de disciplinas que contemplam as metodologias ativas. Nesta perspectiva, introduzir inovações no cenário educacional torna o professor um sujeito mais reflexivo, dinâmico, com maior capacidade de atuar no planejamento educacional, e integrar o aluno à novas realidades.
Palavras chave: Metodologias ativas, ensino, enfermagem