A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO
Abstract
Este trabalho objetivou realizar uma prática pedagógica integrando interdisciplinarmente os componentes curriculares de modo a estimular a aprendizagem significativa e contextualizada dos alunos, por meio de Metodologias Ativas no curso de Enfermagem da UNOESC - Joaçaba, refletindo os preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos superiores, bem como os do Sistema Único de Saúde. Se propõe atender às prerrogativas do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem, por meio de prática multi/interdisciplinar, promover diálogos múltiplos entre o Núcleo Docente Estruturante, colegiado do curso e discentes, a fim de propiciar práticas inovadoras de ensino na área da saúde, bem como estimular pesquisa, raciocínio lógico e aprendizagem de forma significativa por parte dos acadêmicos. Essa atividade envolveu cerca de 70% dos componentes curriculares do curso de Enfermagem, envolvendo todas as fases do curso, perfazendo um total de 174 acadêmicos. A atividade foi gestada em uma reunião com o NDE e colegiado do curso de Enfermagem do Campus da Unoesc de Joaçaba, envolvendo o plano de ensino, no início do semestre, dos componentes curriculares e culminou efetivação de muitas atividades, como na apresentação de uma Simulação Realística- Júri Simulado, PBL (Problem Based Learning), mesa redonda entre outras. A temática utilizada foi escolha do colegiado do curso – Saúde mental-, onde se analisou um fato envolvendo um caso de repercussão nacional relativo à situação de Enfermagem. Durante três meses, cada componente curricular envolvido procurou tratar e analisar transversalmente o caso, leitura de artigos, seminários, discussões, entre outros, como metodologias de ensino onde os alunos participam ativamente do processo. A culminância da atividade aconteceu na apresentação do caso efetuada pela sétima fase do curso de Enfermagem. O resultado das atividades relatadas consolida os projetos multi/interdisciplinares para cada semestre letivo, bem como melhora a prática pedagógica no ensino de Enfermagem e permite uma aprendizagem significativa aos acadêmicos.