PRESSÃO COMERCIAL – NORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO DE ARTIGOS RELACIONADOS A ALEITAMENTO

Authors

  • Zilio Tomasi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ana Paula Martinazzo Unoesc
  • Francieli Caroline Dri Tosatti Unoesc
  • Jessica Jenifer dos Passos Batista Unoesc
  • Launai Gusso Unoesc
  • Mariani Aparecida Barp Unoesc

Abstract

Este trabalho foi idealizado a partir do componente curricular Saúde da Mulher II, do Curso de Enfermagem, a fim de elucidar os principais pontos das legislações vigentes no território nacional sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL). O objetivo com este estudo foi apresentar e difundir a norma e consequências do não cumprimento dela, salientando a importância do aleitamento materno. Trata-se de um relato de atividade desenvolvida em sala de aula, aonde foi realizado uma busca bibliográfica do objeto de estudo, posteriormente esses dados foram analisados e serviram de base para a elaboração de um banner que foi apresentado em sala de aula e entregue à coordenação do Curso de Enfermagem para ser utilizado em diferentes atividades práticas. O conhecimento da NBCAL é de suma importância para os profissionais Enfermeiros, pois serve como referência para incentivar a prática do aleitamento materno, que deve ser exclusivo até os 6 meses de vida do bebê e alternado até os 2 anos de vida, além de ser uma forma de alimentação gratuita, contém todos os nutrientes necessários para a criança. Salienta-se a importância de elaborar garantias efetivas para esse momento crucial na vida tanto das mães quanto das crianças. Foi elaborada com o intuito de regulamentar a promoção comercial e a rotulação de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até 3 anos de idade. Entre esses produtos citam-se: leites, papinhas, chupetas, mamadeiras e protetores de mamilo. Conclui-se com este estudo que os legisladores e as indústrias que fabricam e comercializam esses produtos para lactantes e recém-nascidos devem ter consciência da importância do produto que estão comercializando. Deve-se lembrar que a norma foi elaborada para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, reafirmando as qualidades dessa prática, pois é a forma mais simples e barata de garantir a saúde infantil.

Palavras-chave: Norma. Comercialização de alimentos. Primeira infância. Aleitamento. 

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Author Biography

Zilio Tomasi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Área das Ciências da Vida

Curso de Enfermagem

References

ARAÚJO, M. F. M.; REA, M. F.; PINHEIRO, K. A.; SCHMITZ, B. A. S. Avanços na norma brasileira de comercialização de alimentos para idade infantil. Revista de Saúde Pública, Recife, v. 40, n. 3, p. 513-520, jun. 2006.

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Segurança de Mamadeira e bicos de mamadeira. Disponível em:<http://www.inmetro.gov.br/fiscalizacao/treinamento/procedmamadeiras.pdf>. Acesso em 16 de maio de 2016.

Published

2017-07-14

How to Cite

Tomasi, Z., Martinazzo, A. P., Tosatti, F. C. D., Batista, J. J. dos P., Gusso, L., & Barp, M. A. (2017). PRESSÃO COMERCIAL – NORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO DE ARTIGOS RELACIONADOS A ALEITAMENTO. Anais Da Semana Acadêmica E Mostra Científica De Enfermagem, 24. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/anaissamcenf/article/view/12639

Issue

Section

Resumos