ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM UM NOVO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNOESC JOAÇABA –SC.

Autores

  • Gisele Cristiane Viana de Sousa
  • Paula Brustolin Xavier
  • Viviane Koepp Nardi

Resumo

O professor é responsável pelo planejamento, organização, direção e avaliação das atividades que compõem o processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi avaliar os planos de ensino elaborado pelos docentes de acordo com cada componente curricular, verificando a proposta metodológica que norteia o processo de ensino e aprendizagem e de que forma acontece a inserção dos acadêmicos do curso de Enfermagem da UNOESC nas redes de atenção do SUS. Foi realizado a análise de todos os 35 planos de ensino das disciplinas ministradas no primeiro semestre e 27 do segundo semestre de 2015, baseado na proposta curricular e na matriz sete do curso de Enfermagem. Foi realizado a avaliação de cada plano e comparado com a descrição das ementas e objetivos de todas as disciplinas junto ao PPC, identificando as metodologias de ensino e aprendizagem que estavam sendo utilizadas para o desenvolvimento das mesmas. A análise dos planos de ensino mostra que houve um aumento no número de disciplinas que contemplam as metodologias ativas. Nesta perspectiva, introduzir inovações no cenário educacional torna o professor um sujeito mais reflexivo, dinâmico, com maior capacidade de atuar no planejamento educacional, e integrar o aluno à novas realidades.

 

Palavras chave: Metodologias ativas, ensino, enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-20

Como Citar

Viana de Sousa, G. C., Xavier, P. B., & Nardi, V. K. (2016). ESTRATÉGIAS DE ENSINO BASEADAS EM UM NOVO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNOESC JOAÇABA –SC. Anais Da Semana Acadêmica E Mostra Científica De Enfermagem. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaissamcenf/article/view/9688

Edição

Seção

Resumos