A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO

Autores

  • Zilio Tomasi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ana Laura da Rosa Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Chaiane Dal Prá Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jeisimara Gambetta Unoesc
  • Liana Krug Unoesc
  • Petra Zieher Unoesc

Resumo

O Enfermeiro exerce importante papel na Saúde da Mulher. Nesse sentido, com este trabalho teve-se por objetivo descrever a importância do aleitamento materno e reforçar o papel do Enfermeiro no processo da amamentação. Trata-se de uma revisão de literatura com o propósito de elaborar um banner para ser utilizado nas aulas práticas e estágios do Curso de Enfermagem. O leite materno possui todos os nutrientes necessários para proporcionar o desenvolvimento da criança; dessa forma o incentivo à amamentação vem crescendo significativamente nos últimos tempos, pois estudos relacionados ao tema obtiveram resultados muito positivos para a mãe e a criança. O leite humano é extremamente rico em carboidratos, os quais possuem propriedades que impedem que certas bactérias passem a aderir na superfície epitelial, sem mencionar as proteínas que garantem uma fácil digestão e proporcionam fezes com um aspecto mais amolecido dificultando episódios de constipação. O leite humano apresenta também anticorpos maternos que serão responsáveis por passar imunidade para a criança no momento da primeira mamada, garantindo uma maior defesa ao organismo da criança. Sobre a duração da amamentação, é recomendado que persista exclusivamente até os seis meses de idade, sem complementação alimentar, garantindo menores prejuízos à criança e um desenvolvimento mais sadio. Por ser um alimento importantíssimo para a criança nos primeiros meses de vida, estudos comprovam que a prática da amamentação reduz significativamente o índice de morte infantil, previne diversas patologias e propicia um crescimento mais saudável da criança. Concluiu-se com este estudo que o Enfermeiro é um importante agente formador de opinião e deve estar sempre em constante atualização para conseguir informar de maneira correta e eficiente às puérperas sobre os benefícios da amamentação.

Palavras-chave: Enfermeiro. Aleitamento materno. Benefícios da amamentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zilio Tomasi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Área das Ciências da Vida

Curso de Enfermagem

Ana Laura da Rosa, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Área das Ciências da Vida

Curso de Enfermagem

Chaiane Dal Prá, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Área das Ciências da Vida

Curso de Enfermagem

Jeisimara Gambetta, Unoesc

Área das Ciências da Vida

Curso de Enfermagem

Referências

HOCKENBERRY, Marilyn J.; WILSON, David. Wong fundamentos de enfermagem pediátrica. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

MARQUES, Emanuele Souza; COTTA, Rosângela Minadi Mitre; PRIORE, Silvia Eloiza; Mitos e Crenças sobre o Aleitamento Materno. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol.16 n.5, jan. 2011. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000500015 >. Acesso em: 4 mai. 2016.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde da Criança: Nutrição Infantil Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Brasília, 2009. Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf>. Acesso em: 22 maio. 2016.

Downloads

Publicado

2017-07-14

Como Citar

Tomasi, Z., Rosa, A. L. da, Dal Prá, C., Gambetta, J., Krug, L., & Zieher, P. (2017). A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO. Anais Da Semana Acadêmica E Mostra Científica De Enfermagem, 7. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaissamcenf/article/view/12628

Edição

Seção

Resumos