ATUAÇÃO ACADÊMICA NO DESENVOLVIMENTO DE OFICINA DE SEXUALIDADE NA ESCOLA

Autores

  • Bruna Kruczewski Unoesc
  • Cristiane Marcelina Martini Unoesc
  • Sislai Saticq Unoesc
  • Cristiane Oliveira Unoesc

Resumo

ATUAÇÃO ACADÊMICA NO DESENVOLVIMENTO DE OFICINA DE SEXUALIDADE NA ESCOLA

Introdução: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) sexualidade é uma energia que move o indivíduo a buscar ternura, contato, amor, intimidade e autoconhecimento, que se integra no modo como se age, sente  e move (BOCK, 2004). Objetivo: desenvolver por meio da extensão acadêmica atividades de educação sexual na comunidade escolar. Metodologia: trata-se de uma pesquisa ação, que se originou de um  projeto raiz, intitulado "Unoesc na Escola". A oficina sobre sexualidade foi desenvolvida por acadêmicas do curso de medicina com orientação e supervisão docente, no segundo semestre de 2015, na  Escola Estadual São José, localizada no município de Herval D´ Oeste - SC. Resultado e Discussão: participaram voluntariamente dessa ação 55 estudantes do ensino médio. A oficina foi dividida em dois momentos. Iniciando com a apresentação e debate dos seguintes temas: concepções sobre sexualidade; aparelho reprodutor masculino e feminino; reprodução humana; menstruação; desenvolvimento fetal; Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); gravidez; métodos contraceptivos. No segundo momento foi realizado uma atividade lúdica, compreendendo que ao utilizá-la estimularia o desenvolvimento de várias capacidades, como o diálogo e a reflexão sobre a realidade. Cada participante recebeu um símbolo, eles tinham que se movimentar e escolher outros integrantes para compor uma equipe. Ao final era revelado aos participantes que cada símbolo representava uma DST, assim esses jovens puderem aprender por meio da experiência o conceito de risco e vulnerabilidade e também conhecer como ocorre a transmissibilidade das doenças. Conclusões: o desenvolvimento de oficinas nas escolas se mostrou na prática uma excelente oportunidade de desenvolvimento de estratégias para a promoção da saúde de estudantes de ensino médio, na medida que estimula os jovens a promoverem o autocuidado e adotar estilos de vida saudáveis, reduzindo as vulnerabilidades às DST/Aids e Hepatites Virais. Desse modo, a extensão fortalece cada vez mais os laços e contratos entre Universidade-Escola-Comunidade. Atividades como essas, desenvolvidas por estudantes do curso de medicina envolvendo a comunidade local, marca um processo de cuidado educativo, cultural e científico que viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

Palavras-chave: Extensão universitária. Educação em saúde. Sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Kruczewski, Unoesc

Possui graduação e licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004 a 2008). Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2009 a 2011) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2012 a 2014). Atualmente é professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), nos cursos de medicina e enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC da Universidade Federal do Paraná.

Cristiane Marcelina Martini, Unoesc

Acadêmica de medicina da Unoesc

Sislai Saticq, Unoesc

Acadêmica de medicina da Unoesc

Cristiane Oliveira, Unoesc

Acadêmica de medicina da Unoesc

Referências

Referências:

BOCK, A.M.B. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e acrítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.62, pp. 26-43. ISSN 0101-3262.

Downloads

Publicado

2016-10-26

Como Citar

Kruczewski, B., Martini, C. M., Saticq, S., & Oliveira, C. (2016). ATUAÇÃO ACADÊMICA NO DESENVOLVIMENTO DE OFICINA DE SEXUALIDADE NA ESCOLA. Anais De Medicina. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/12115

Edição

Seção

Resumos