INDÚSTRIA CULTURAL E O CONSUMO: ESTUDO DE CASO DO FILME O DIABO VESTE PRADA
Resumo
O presente trabalho discorre sobre a indústria cultural e cultura de massa em análise feita por meio do filme O Diabo veste Prada, mais especificamente à personagem Andy Sachs (interpretada por Anne Hathaway). O tema da pesquisa aborda como a indústria cultural, somada à cultura de massa trabalham na influência do comportamento das pessoas. A escolha do filme ocorre em razão de apresentar características importantes para análise, sejam elas comportamentais, mudanças de valores, atitudes e hábitos adquiridos pela personagem por intermédio da relação com a indústria cultural. Pela perspectiva do filme, pode ser observada a relação do consumo na pós-modernidade e suas consequências. Os objetivos do trabalho são analisar como a indústria cultural produz a geração de hábitos de consumo na sociedade capitalista representada pelo filme O Diabo veste Prada; pesquisar as mudanças no comportamento da personagem Andy adquiridos e relacionados com a pós-modernidade; aplicar por meio da Teoria da Comunicação um estudo de caso relacionado às mudanças de atitude na sociedade moderna; identificar as transformações sociais que surgiram com a pós-modernidade. O método a ser utilizado será o estudo de caso, com o apoio do método hipotético-dedutivo e a pesquisa qualitativa, buscando observar, mediante análise teórica, se existem mudanças nas atitudes da personagem através da relação com a indústria cultural e o consumo. Ao final, é feita a revisão bibliográfica com os autores pertinentes ao estudo, em comparação com as atitudes da personagem à nossa própria realidade.
Palavras-chave: Indústria cultural. Consumo. Pós-modernidade. Comportamento.