MIDIATIVISMO: AS REDES SOCIAIS NO MOVIMENTO BRASILEIRO

Autores/as

  • Caroline de Aquino do Amaral UNOESC
  • Arnaldo Telles Ferreira UNOESC Joaçaba

Resumen

Com o presente trabalho, pretendemos identificar e caracterizar algumas práticas de midiativismo do grupo Anonymous no movimento social brasileiro ocorrido no ano 2013. A reivindicação que começou com o Movimento Passe Livre, pelo reajuste da tarifa do transporte urbano, alastrou-se pelo País e desencadeou manifestações por dezenas de insatisfações da população que saiu de casa para ocupar as ruas e avenidas brasileiras. Primeiramente avaliaremos alguns conceitos e dimensões que cercam os movimentos sociais contemporâneos, bem como o significado do termo mídia tática. Também faremos um contraponto do uso dos mecanismos tradicionais e dos novos mecanismos de comunicação pelos ativistas. E, por último, caracterizaremos rapidamente o movimento brasileiro e identificaremos algumas ferramentas que o Anonymous utilizou para legitimar suas causas.

Palavras-chave: Movimento social. Sociedade em rede. Mídia tática. Anonymous Brasil. 

Biografía del autor/a

Caroline de Aquino do Amaral, UNOESC

Bacharel em Comunicação Social Universidade do Oeste de Santa Catarina;

Arnaldo Telles Ferreira, UNOESC Joaçaba

Professor dos Cursos de Comunicação Social da Unoesc

Publicado

2015-11-25

Cómo citar

de Aquino do Amaral, C., & Telles Ferreira, A. (2015). MIDIATIVISMO: AS REDES SOCIAIS NO MOVIMENTO BRASILEIRO. Anais Eletrônicos De Comunicação Social, 91–104. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/aecs/article/view/9149