A RELAÇÃO ENTRE AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO E A INDÚSTRIA GRÁFICA OFFSET NA MICRORREGIÃO DA AMMOC EM SANTA CATARINA
Resumen
Agências de comunicação e produção gráfica tiveram um grande avanço até chegarem ao contexto em que se encontram nos dias atuais. Buscando conhecer como agências e gráficas trabalham, o objetivo principal foi analisar qual a compreensão existente entre uma e outra. Aplicando dois questionários, um para as gráficas e um para as agências de comunicação, o universo em questão foi a região da AMMOC, abrangendo treze municípios, sendo que existem sete agências e oito gráficas na sua totalidade. O resultado da análise dos questionamentos possibilitou ver que produtores gráficos têm um nível a mais na formação se comparado a arte-finalistas, porém, ambos têm a renda mensal parecida. Observou-se também que os fatores que provocam os erros percebidos somente depois da impressão e finalização dos materiais provêm tanto das agências quanto das gráficas, porém esses erros não interferem no bom relacionamento que ainda acontecem entre as duas partes.
Palavras-chave: Agência de comunicação. Impressão Offset. Gráfica.
Citas
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Impressão e Acabamento. Porto Alegre: Bookman, 2009
BAER, Lorenso. Produção gráfica. 3ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2001
BANN, David. Novo manual de Produção Gráfica. Porto Alegre: Bookman, 2012
BENETTI, Edison. Tudo aquilo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1989
BRIGGS, Asa. Uma história da mídia: de Gutenberg à Internet. 2.ed rev. e ampl. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006
COLLARO, Antonio Celso. Projeto gráfico. São Paulo: Summus, 2007.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007
EISENTEIN, Elizabeth L. A Revolução da mídia impressa. Os primórdios da Europa moderna. São Paulo: Ática, 1998
FALLEIROS, Dario Pimentel. O Mundo Gráfico da Informática. São Paulo: Futura, 2003.
LUPETTI, Marcélia. Administração em publicidade: a verdadeira alma do negócio. 2 ed. São Paulo: Cangege Learning, 2009.
MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí!: um guia para novos anunciantes e futuros publicitários. São Paulo: Saraiva, 2010
PEREIRA, Lígia Maria Leite. 200 anos da indústria gráfica no Brasil: trajetória em Minas gerais. Belo Horizonte: Prefácio Comunicação, 2009
PEREIRA, Raul Anastácio. Velhos tempos... Belos dias! 2 ed. Joaçaba: O Autor, 2011
RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 9 ed. Brasília, DF: LGE, 2003.
SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática / Armando Sant'Anna, Ismael Rocha Junior, Luiz Fernando Dabul Garcia. - 8 ed. São Paulo: Congage Learning, 2009
VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers. 3 ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2008.