MARKETING ESPORTIVO: O PATROCÍNIO UTILIZADO COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO POR EMPRESAS DA REGIÃO - ESTUDO DE CASO JOAÇABA FUTSAL

Autores/as

  • Ingridy Aparecida Lissa Dal Prá
  • Alex Baseggio

Resumen

Com o presente artigo, procurou-se compreender quais motivos levam diferentes empresas a apostarem no marketing esportivo para divulgar suas marcas. Como estudo de caso, foi escolhida a equipe de futsal do município, o Joaçaba Futsal. Hoje, é muito difícil, diga-se quase impossível, conseguir fidelizar clientes por longos períodos; a concorrência está acirrada e o consumidor mais exigente. Para responder ao objetivo citado, foi aplicada uma pesquisa qualitativa com três empresas patrocinadoras do Joaçaba Futsal, para compreender quais são seus objetivos com o patrocínio esportivo. E como resultado, percebeu-se que as empresas da região apostam no esporte, pois perceberam que o marketing esportivo é uma forma de diferenciação e divulgação alternativa para suas marcas perante a concorrência. Observou-se, também, que por intermédio do patrocínio, elas envolvem o mercado consumidor em que estão inseridas, ganham espaço gratuito na mídia e conseguem manter um relacionamento mais próximo com seus clientes atuais e potenciais.

Palavras-chave: Marketing esportivo. Patrocínio. Indústria esportiva. Divulgação.

Publicado

2015-11-25

Cómo citar

Lissa Dal Prá, I. A., & Baseggio, A. (2015). MARKETING ESPORTIVO: O PATROCÍNIO UTILIZADO COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO POR EMPRESAS DA REGIÃO - ESTUDO DE CASO JOAÇABA FUTSAL. Anais Eletrônicos De Comunicação Social, 75–90. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/aecs/article/view/8928