MARKETING ESPORTIVO: O PATROCÍNIO UTILIZADO COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO POR EMPRESAS DA REGIÃO - ESTUDO DE CASO JOAÇABA FUTSAL
Resumen
Com o presente artigo, procurou-se compreender quais motivos levam diferentes empresas a apostarem no marketing esportivo para divulgar suas marcas. Como estudo de caso, foi escolhida a equipe de futsal do município, o Joaçaba Futsal. Hoje, é muito difícil, diga-se quase impossível, conseguir fidelizar clientes por longos períodos; a concorrência está acirrada e o consumidor mais exigente. Para responder ao objetivo citado, foi aplicada uma pesquisa qualitativa com três empresas patrocinadoras do Joaçaba Futsal, para compreender quais são seus objetivos com o patrocínio esportivo. E como resultado, percebeu-se que as empresas da região apostam no esporte, pois perceberam que o marketing esportivo é uma forma de diferenciação e divulgação alternativa para suas marcas perante a concorrência. Observou-se, também, que por intermédio do patrocínio, elas envolvem o mercado consumidor em que estão inseridas, ganham espaço gratuito na mídia e conseguem manter um relacionamento mais próximo com seus clientes atuais e potenciais.
Palavras-chave: Marketing esportivo. Patrocínio. Indústria esportiva. Divulgação.