CAMPANHA ELEITORAL 2015: PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Autores/as

  • Vanessa Angélica Balestrin
  • Paulo Guilherme Krause Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Talita Savaris

Resumen

O presente estudo teve por objetivo examinar a temática sobre a ideologia e o papel das mídias na sociedade e os conceitos básicos do marketing político e eleitoral. Nesse sentido, o Curso de Comunicação Social da Unoesc Joaçaba, Publicidade e Propaganda desenvolveu um projeto na disciplina de Propaganda Ideológica, com a 7ª fase, intitulado Campanha Eleitoral 2015: Publicidade e Propaganda, buscando simular uma campanha eleitoral e desenvolver atividades que abordam assuntos, como: política, participação, democracia, direitos, marketing eleitoral. Além de desenvolver o perfil de cada candidato e toda a campanha eleitoral, os alunos precisaram desenvolver o lado cidadão ativo, crítico, ou seja, participativo, assim, dividiram-se em grupos e organizaram uma simulação de campanha eleitoral, criando partidos políticos fictícios, elaborando proposta e materiais de campanha (santinhos, vídeos e outros), os quais foram apresentados aos demais colegas de curso. O debate aconteceu em três blocos, após o debate aconteceu a votação, onde todos os acadêmicos do Curso de Comunicação votaram ao final para escolha do melhor candidato. O evento aconteceu na noite de 18 de junho de 2015, no Auditório D, bloco IV da Unoesc Joaçaba. O projeto foi fundamentado na teoria de Vygotsky.

Palavras-chave: Educação. Comunicação. Simulação. Eleições. 

Publicado

2015-11-25

Cómo citar

Balestrin, V. A., Krause, P. G., & Savaris, T. (2015). CAMPANHA ELEITORAL 2015: PUBLICIDADE E PROPAGANDA. Anais Eletrônicos De Comunicação Social, 12. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/aecs/article/view/8891