CARTAZ A TEORIA DO AGENDAMENTO APLICADA AO RECONHECIMENTO DO CASAMENTO HOMOAFETIVO NOS EUA
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo relatar o processo de produção do cartaz resultante de uma atividade interdisciplinar sobre a agenda-setting e estilos de design da segunda fase do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina. O tema trabalhado foi a teoria do agendamento aplicada ao reconhecimento do casamento homoafetivo nos Estados Unidos, que promove a análise de como a agenda-setting pode ter sido utilizado pelo Facebook para criar, manter relevância e influenciar seus usuários sobre a decisão da suprema corte americana perante o casamento gay. Para o desenvolvimento do trabalho foi necessário entender a situação e estudar algumas técnicas de arte. O estilo de arte escolhido foi a Pop Art, movimento artístico da década de 1960. O aprendizado adquirido baseia-se em conceitos da teoria do agendamento, logo, relacionada à mídia e sua função de influência e repetição que acaba por se interligar ao conceito do estilo de arte escolhido que procurava destacar a repetição em massa.
Palavras-chave: Agenda-Setting. Facebook. Homossexualismo. Cartaz. Pop Art.