CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO BRASIL EM 2014
Abstract
O presente artigo pretende analisar a construção da imagem dos candidatos à eleição presidencial de 2014 por meio das estratégias publicitárias. A construção midiática da imagem do candidato no Brasil tem-se tornado uma ferramenta decisiva no processo eleitoral, seja pela democratização das propostas e debates, ou pela possibilidade de formação de uma opinião pública adequada a certos interesses. Dentro dessa dinâmica, a pesquisa verificou algumas estratégias publicitárias utilizadas para a construção da imagem dos candidatos à eleição presidencial de 2014 frente à opinião pública. Para tanto foi utilizada uma pesquisa exploratória que possibilitou, por meio da gravação dos programas televisivos, analisá-los a partir do discurso ideológico produzido pelos candidatos e seus respectivos partidos. Com o desenvolvimento da pesquisa, foi possível apontar questões pertinentes, como: a midiatização da política, o processo democrático na era da informação, produção da imagem, a atuação do marketing eleitoral e identificar conceitos e imagem que foram universalizados pelo discurso dos candidatos à presidência em 2014.
Palavras-chaves: Midiatização. Imagem. Ideologia. Política. Partido.