ESFERA PÚBLICA E A COLONIZAÇÃO DO MUNDO DA VIDA: ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA REVISTA VEJA NA PRODUÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA

Authors

  • Márcio Giusti Trevisol
  • Letícia Maria Friedrich Botegal Universidade do Oeste de Santa Catarina

Abstract

O desenvolvimento da mídia na sociedade contemporânea tem desempenhado papel central na organização dos assuntos que serão discutidos pela esfera pública. Habermas, ao desenvolver a teoria discursiva, aborda de forma ampla a questão dos meios de comunicação como agentes de formação da opinião pública. A tratar dos meios de comunicação, entende que estes colonizam o mundo da vida ao definir previamente e segundo interesses os assuntos que serão discutidos na sociedade, oferecendo um vasto material ideológico. Diante deste pressuposto e tendo em mente a atual situação de “midiatização” da esfera pública de debate, o objetivo da pesquisa é analisar e compreender a atuação dos meios de comunicação de massa na formação da opinião pública e na colonização do mundo da vida por meio de mecanismos ideológicos e sistêmicos específicos, em especial, analisando matérias da revista Veja. Serão analisadas especificamente matérias de discursos político e econômico das capas da revista em questão, para assim compreender de que maneira os discursos apresentados pela Revista Veja atuam na formação da opinião pública. A pesquisa caracteriza-se como hipotético-dedutiva, com abordagem qualitativa e como método estudo de caso. Portanto, com a pesquisa será possível verificar, compreender e materializar a influência da mídia na opinião pública, em especial, a revista Veja, considerada a maior revista de tiragem semanal do Brasil.

Palavras-chave: Comunicação de massa. Opinião pública. Esfera pública.

Author Biography

Letícia Maria Friedrich Botegal, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica de Comunicação social - Publicidade e Propaganda

Published

2015-11-25

How to Cite

Giusti Trevisol, M., & Friedrich Botegal, L. M. (2015). ESFERA PÚBLICA E A COLONIZAÇÃO DO MUNDO DA VIDA: ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA REVISTA VEJA NA PRODUÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA. Anais Eletrônicos De Comunicação Social, 16. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/aecs/article/view/8931