CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO BRASIL EM 2014

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol UNOESC
  • Caroline Perin Unoesc-Jba

Resumo

O presente artigo pretende analisar a construção da imagem dos candidatos à eleição presidencial de 2014 por meio das estratégias publicitárias. A construção midiática da imagem do candidato no Brasil tem-se tornado uma ferramenta decisiva no processo eleitoral, seja pela democratização das propostas e debates, ou pela possibilidade de formação de uma opinião pública adequada a certos interesses. Dentro dessa dinâmica, a pesquisa verificou algumas estratégias publicitárias utilizadas para a construção da imagem dos candidatos à eleição presidencial de 2014 frente à opinião pública. Para tanto foi utilizada uma pesquisa exploratória que possibilitou, por meio da gravação dos programas televisivos, analisá-los a partir do discurso ideológico produzido pelos candidatos e seus respectivos partidos. Com o desenvolvimento da pesquisa, foi possível apontar questões pertinentes, como: a midiatização da política, o processo democrático na era da informação, produção da imagem, a atuação do marketing eleitoral e identificar conceitos e imagem que foram universalizados pelo discurso dos candidatos à presidência em 2014.

Palavras-chaves: Midiatização. Imagem. Ideologia. Política. Partido.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, UNOESC

Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde ministra o compomente Curricular de Ciência Política e Ética e Sociedade.

Caroline Perin, Unoesc-Jba

Acadêmica de Inciação Científica PIBIC/CNPq.

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Publicado

2015-11-25

Como Citar

Giusti Trevisol, M., & Perin, C. (2015). CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO BRASIL EM 2014. Anais Eletrônicos De Comunicação Social, 23–34. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/aecs/article/view/8957