EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE ZARPELLON NA COMUNIDADE VIDEIRENSE
Resumo
A presente pesquisa descreve um estudo sobre os impactos do empreendedorismo social na comunidade videirense, por meio dos programas de responsabilidade social da Rede Zarpellon de Supermercados. Os elementos que compõem o modelo são de natureza geral e servem como instrumento de reflexão sobre a realidade. A abordagem deste estudo é de natureza qualitativa e descritiva e se fundamenta nas bases conceituais do empreendedorismo e da responsabilidade social, e nas teorias organizacionais modernas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram aplicados 214 questionários com os clientes da Rede Zarpellon de supermercados, entrevista com os responsáveis pelas instituições sociais do município apoiadas pela Rede e com o seu gestor. A pesquisa demonstrou que os benefícios trazidos pelo empreendedorismo social para as instituições e para a empresa são muitos. Foi possível constatar que, mesmo sendo uma ação simples, melhorias foram consideráveis, e tanto as entidades quanto a Rede Zarpellon obtiveram maior crescimento durante a parceria, pretendendo continuar.
Palavras-chave: Responsabilidade social. Empreendedorismo social. Marketing social.