EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE ZARPELLON NA COMUNIDADE VIDEIRENSE

Autores/as

  • Jaqueline Balzzan UNOESC CAMPUS VIDEIRA
  • Evaldo Schaffrath Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumen

A presente pesquisa descreve um estudo sobre os impactos do empreendedorismo social na comunidade videirense, por meio dos programas de responsabilidade social da Rede Zarpellon de Supermercados. Os elementos que compõem o modelo são de natureza geral e servem como instrumento de reflexão sobre a realidade. A abordagem deste estudo é de natureza qualitativa e descritiva e se fundamenta nas bases conceituais do empreendedorismo  e da responsabilidade social, e nas teorias organizacionais modernas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram aplicados 214 questionários com os clientes da Rede Zarpellon de supermercados, entrevista com os responsáveis pelas instituições sociais do município apoiadas pela Rede e com o seu gestor. A pesquisa demonstrou que os benefícios trazidos pelo empreendedorismo social para as instituições e para a empresa são muitos. Foi possível constatar que, mesmo sendo uma ação simples, melhorias foram consideráveis, e tanto as entidades quanto a Rede Zarpellon obtiveram maior crescimento durante a parceria,  pretendendo continuar.

Palavras-chave: Responsabilidade social. Empreendedorismo social. Marketing social.

 

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Biografía del autor/a

Jaqueline Balzzan, UNOESC CAMPUS VIDEIRA

Bacharel em Administração de Empresas,

Bacharel em Gestão e Comunicação Empresarial

 

Evaldo Schaffrath, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Administração; Doutor em Ciências Empresariais; professor da Unoesc Videira.

Publicado

2013-06-10

Cómo citar

Balzzan, J., & Schaffrath, E. (2013). EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE ZARPELLON NA COMUNIDADE VIDEIRENSE. Unoesc & Ciência - ACSA, 4(1), 53–66. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2604