Prática pedagógica: sobre-vivências de leitura na escola

Autores

  • Clair Fátima Zacchi
  • Alana de Oliveira

Resumo

O trabalho aborda a leitura literária na escola. O objetivo foi possibilitar espaços lúdicos e significativos para as crianças vivenciarem a leitura literária, a fim de desenvolver comportamentos leitores. A metodologia compreende diagnóstico de observação, docência e análise das vivências. O trabalho aconteceu em uma escola da rede privada, com 23 crianças da Educação Infantil. Conclui-se que o contato com textos literários significativos e trabalho planejado é fundamental para a imaginação, bem como para despertar o gosto pela literatura, tornando e formando crianças leitoras. Compreende-se o papel do professor no desafio de ensinar a ler e ouvir ou aprender a ler literatura, sem deixar de viver (e deixar de “sobre-viver”) o prazer da leitura, além de falar da importância “sobre-vivências” de leitura na escola.

Palavras-chave: Prática pedagógica. Vivências de leitura literária. Escola.

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Publicado

2018-06-28

Como Citar

Zacchi, C. F., & Oliveira, A. de. (2018). Prática pedagógica: sobre-vivências de leitura na escola. Unoesc & Ciência - ACHS, 9(1), 81–88. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/16708