Concepções de formação continuada e suas relações históricas

Autores/as

  • Loriene Carla Ramon Venazzi Unioeste - FB

Palabras clave:

Formação continuada, Formação inicial, Formação em contexto, Formação centralizada e descentralizada

Resumen

O presente trabalho trata do resgate histórico da formação continuada para professores (FCP) e de suas principais nomenclaturas ao longo da década de 80, 90 e anos 2000. Com o objetivo de contextualizar a FCP nas últimas três décadas (1980 a 2010), suas relações com o projeto sócio ideológico e buscando entender como as políticas públicas foram estruturadas para a formação do professor. Para isso, realizou-se um aparado histórico da FCP por meio de revisão bibliográfica e de alguns documentos.  Formação inicial e continuada, formação em serviço, formação em contexto, formação centralizada e descentralizada são conceitos relevantes para a discussão do tema, pois trazem a reflexão sobre o contexto e os sujeitos envolvidos. A análise fundamenta-se em autores que pesquisaram a formação continuada no período pesquisado. A discussão caracteriza os aspectos históricos da formação continuada, traz aspectos pertinentes do contexto político de cada época e apresenta as políticas públicas empenhadas no desenvolvimento da FCP.

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Publicado

2020-06-29

Cómo citar

Venazzi, L. C. R. (2020). Concepções de formação continuada e suas relações históricas . Unoesc & Ciência - ACHS, 10(2), 121–130. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/21404