Aprender, vivenciar e ensinar na perspectiva da sustentabilidade

Autores/as

  • Izoldi Klein Pinheiro Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Camila Costanzi Amaral
  • Dilva Bertoldi Benvenutti Universidade do Oeste de Santa Catarina

Palabras clave:

História de Vida, Sustentabilidade, Aprendizagem

Resumen

A sustentabilidade, não apenas como conceito, mas como prática, perpassa a aprendizagem do sujeito, passando a integrar o conjunto de saberes de um indivíduo por meio de suas experiências, do convívio familiar e em sociedade, das interações pessoais e profissionais presentes na vida do sujeito. A abordagem do relato de história de vida, método utilizado neste artigo, objetiva, nesse contexto, descrever o processo de aprendizagem de um educador acerca da sustentabilidade. Por meio dos conceitos e teorias apresentadas no referencial teórico e a narrativa do entrevistado Pedro (nome fictício), possibilitou compreender os momentos e maneiras por meio dos quais o sujeito construiu seus conhecimentos acerca da sustentabilidade. A história de vida relatada por Pedro demonstra de maneira clara que a família representa o alicerce de sua trajetória. Os exemplos e encorajamento recebidos, especialmente da mãe, evidenciam-se como fontes de inspiração para buscar a educação formal e lutar por condições de vida melhor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Izoldi Klein Pinheiro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó. Professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina São Miguel do Oeste.

Camila Costanzi Amaral

Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Campus de Chapecó. Atua no ensino de língua Inglesa, comércio exterior e na área financeira em instituições privadas e públicas. 

Dilva Bertoldi Benvenutti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (2016/UNIJUI). Professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina São Miguel do Oeste.

Citas

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JOSSO, M. C. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e Pesquisa. vol.32, n.2, São Paulo. Maio/Ago. 2006.

JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista da PUCRS – Educação, ano XXX, n.3 (63), p.413-438, Porto Alegre, set./dez. 2007.

JOSSO, M. C. O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e de professores. Entrevistador: Margaréte May Berkenbrock-Rosito. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n.2, p. 136-139, ago./dez. 2009.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

KOLB, D. A. Management and the Learning Process. California Management Review, n. 3, vol. XVIII, California, 1976.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

MILBRATH, L. W. Envisioning a sustainable society: learning our way out. State University of New York Press, Albany, New York, 1989.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina, 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PIAGET, J.; INHELDER, B. Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente. São Paulo: Pioneira, 1976.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1970.

REITAN, P. H.; REITAN, E. H. Our Unsustainable Present – Why, and What Can We Do About It? Electronic Green Journal. Califórnia, 1998. Disponível em:http://escholarship.org/uc/item/9qf2k48g. Acesso em: 31 jul. 2016.

SAVOIA, Mariângela Gentil. Psicologia Social. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.

SVOBODA, S.; WHALEN, J. Using Experiential Simulation to Teach Sustainability. Greener Management International, Winter p.57-65. 2004.

TILBURY, D. Education for Sustainability: A Snakes and Ladders Game? Foro de Educación, v. 13, n. 19, p.7-10. 2015.

Publicado

2020-06-29

Cómo citar

Pinheiro, I. K., Amaral, C. C., & Benvenutti, D. B. (2020). Aprender, vivenciar e ensinar na perspectiva da sustentabilidade . Unoesc & Ciência - ACHS, 10(2), 101–110. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/20641