Habilidades de autoproteção ao abuso sexual de estudantes pré-adolescentes de uma escola pública

Autores/as

  • Cleocimar Aigner Paludo Universidade do Oeste de Santa Catarina - campus de Xanxerê
  • Diandra Biesek Universidade do Oeste de Santa Catarina - campus de Xanxerê.
  • Ana Paola Grando Universidade do Oeste de Santa Catarina - campus de Xanxerê.
  • Fábio Augusto Lise Universidade do Oeste de Santa Catarina - campus de Xanxerê.

Resumen

Este é um estudo vinculado ao Grupo de Pesquisa em Estudos da Saúde, Ambiente, Esporte e Sociedade. Há um crescente aumento de casos de abuso sexual em crianças em idade escolar. No Brasil, a violência sexual ocupa o segundo lugar entre os tipos de violências registradas. Em muitos casos o abuso é praticado por pessoas do convívio familiar, ou seja, daqueles que têm por função proteger, e não sacrificar a infância delas. O objetivo com este estudo foi analisar as habilidades de autoproteção ao abuso sexual em estudantes pré-adolescentes de escola pública. A pesquisa ocorreu de forma quantitativa, qualitativa e descritiva, e obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). As participantes foram do sexo feminino na faixa etária de 9 a 12 anos, estudantes do terceiro ao quinta ano de escola pública de um município da região Oeste de Santa Catarina. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário denominado “E SE”, que compreende WIST-III-R, com perguntas fechadas desenvolvidas para medir as habilidades de crianças e pré-adolescentes a fim de reconhecer, resistir e reportar situações que caracterizam ou possibilitam o abuso sexual. Foi possível observar que 87,18% reconheceram as situações como adequadas, já nas inadequadas, apenas 44,22% reconheceram as situações como inapropriadas, e 21,79% não apresentaram habilidades de resistência de toques inapropriados e de autoproteção. E 57,61% reconheceram que o corpo não deve ser tocado por ninguém desconhecido e que elas gostam de si mesmas.

Palavras-chave: Abuso sexual. Habilidades sociais. Estudantes pré-adolescentes.

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Biografía del autor/a

Cleocimar Aigner Paludo, Universidade do Oeste de Santa Catarina - campus de Xanxerê

Docente do Curso de Psicologia da Unoesc Xanxerê/SC.

Diandra Biesek, Universidade do Oeste de Santa Catarina - campus de Xanxerê.

Egressa do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Xanxerê/SC.

Ana Paola Grando, Universidade do Oeste de Santa Catarina - campus de Xanxerê.

Docente do Curso de Psicologia da Unoesc Xanxerê/SC.

Fábio Augusto Lise, Universidade do Oeste de Santa Catarina - campus de Xanxerê.

Docente do Curso de Psicologia da Unoesc Xanxerê/SC.

Publicado

2018-06-28

Cómo citar

Paludo, C. A., Biesek, D., Grando, A. P., & Lise, F. A. (2018). Habilidades de autoproteção ao abuso sexual de estudantes pré-adolescentes de uma escola pública. Unoesc & Ciência - ACHS, 9(1), 49–56. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/16806