Habilidades de autoproteção ao abuso sexual de estudantes pré-adolescentes de uma escola pública
Abstract
Este é um estudo vinculado ao Grupo de Pesquisa em Estudos da Saúde, Ambiente, Esporte e Sociedade. Há um crescente aumento de casos de abuso sexual em crianças em idade escolar. No Brasil, a violência sexual ocupa o segundo lugar entre os tipos de violências registradas. Em muitos casos o abuso é praticado por pessoas do convívio familiar, ou seja, daqueles que têm por função proteger, e não sacrificar a infância delas. O objetivo com este estudo foi analisar as habilidades de autoproteção ao abuso sexual em estudantes pré-adolescentes de escola pública. A pesquisa ocorreu de forma quantitativa, qualitativa e descritiva, e obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). As participantes foram do sexo feminino na faixa etária de 9 a 12 anos, estudantes do terceiro ao quinta ano de escola pública de um município da região Oeste de Santa Catarina. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário denominado “E SE”, que compreende WIST-III-R, com perguntas fechadas desenvolvidas para medir as habilidades de crianças e pré-adolescentes a fim de reconhecer, resistir e reportar situações que caracterizam ou possibilitam o abuso sexual. Foi possível observar que 87,18% reconheceram as situações como adequadas, já nas inadequadas, apenas 44,22% reconheceram as situações como inapropriadas, e 21,79% não apresentaram habilidades de resistência de toques inapropriados e de autoproteção. E 57,61% reconheceram que o corpo não deve ser tocado por ninguém desconhecido e que elas gostam de si mesmas.
Palavras-chave: Abuso sexual. Habilidades sociais. Estudantes pré-adolescentes.