ANÁLISE DO GRAU DE CONTAMINAÇÃO COM CARBONO DO AÇO INOXIDÁVEL ASTM A743 CA6MN EM RAZÃO DO TRATAMENTO TÉRMICO DE ALÍVIO DE TENSÕES EM CONJUNTO COM AÇO CARBONO

Autores/as

  • Sérgio Luis Marquezi UNOESC
  • João Henrique Bagetti UNOESC
  • Mônica Prior UNOESC

Resumen

Os aços inoxidáveis martensíticos são utilizados em grande escala como matéria-prima na construção de componentes, no setor hidrelétrico, sendo exigidas duas características aliadas: boa resistência mecânica e à corrosão. Os tratamentos térmicos empregados no aço ASTM A743 CA6MN têm grande influência na obtenção dessas duas propriedades. O presente trabalho tem por objetivo estudar o grau de contaminação com o carbono, do aço inoxidável martensítico ASTM A743 CA6-MN, quando se realiza o tratamento térmico de alívio de tensões com o aço carbono. Os corpos de prova do aço ASTM A743 CA6MN foram tratados nas seguintes condições: afastados do corpo de aço carbono, encostados no corpo de aço carbono e presos ao corpo de aço carbono;  todos os tratamentos foram realizados a uma temperatura de aquecimento de 620 °C, e todos os resultados obtidos são comparados para amostras sem alívio de tensões. Para a avaliação dos corpos de prova, ocorreu a realização de espectrometria de emissão óptica, verificando a composição química de cada amostra, testes de dureza na escala Rokwell com carga de 150 Kg, para a análise das propriedades mecânicas, e ensaios metalográficos para a análise da estrutura cristalina. Os resultados indicam que se há contaminação, esta não é significativa para afetar a funcionalidade do equipamento, sendo, portanto, indicado o tratamento térmico subcrítico com aço carbono, o que vem a otimizar a utilização do forno com aço inox martensítico ASTM A743 CA6MN em razão do tratamento térmico com o aço carbono. Com isso, pode-se realizar o tratamento dos aços juntamente, aliando a minimização de custos com o aumento de produtividade.

Palavras-chave: Contaminação. ASTM A743 CA6MN. Alívio de tensões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Luis Marquezi, UNOESC

Engenheiro Mecânico, Mestre em Engenharia de Produção. Professor do Curso de Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia Mecânica, da ACET Joaçaba.

João Henrique Bagetti, UNOESC

Engenheiro Mecânico. Mestre em Engenharia Mecânica Professor do Curso de Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia Mecânica, da ACET Joaçaba.

Mônica Prior, UNOESC

Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção Mecânica

Publicado

2013-11-26

Cómo citar

Marquezi, S. L., Bagetti, J. H., & Prior, M. (2013). ANÁLISE DO GRAU DE CONTAMINAÇÃO COM CARBONO DO AÇO INOXIDÁVEL ASTM A743 CA6MN EM RAZÃO DO TRATAMENTO TÉRMICO DE ALÍVIO DE TENSÕES EM CONJUNTO COM AÇO CARBONO. Unoesc & Ciência - ACET, 4(2), 121–138. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/2745