Projeto de uma turbina pulso jato para utilização em Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) de asa fixa

Autores/as

  • Douglas Roberto Zaions UNOESC
  • Matheus Záttera Chemin Unoesc

Resumen

Este trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo realizado na Universidade do Oeste de Santa Catarina, para aprofundar os conhecimentos sobre o funcionamento e desenvolvimento de Turbinas Pulso Jato para aplicação em Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). O desenvolvimento de VANTs possui uma grande participação no cenário da aeronáutico atual, e o projeto da Turbina Pulso Jato focou na elaboração de uma revisão bibliográfica ampla e completa que envolve todo o funcionamento desse tipo de propulsão, evidenciando todas as fases do projeto, características de construção e cálculos para dimensionamento para garantir melhor funcionamento e eficiência. O projeto foi realizado a partir de metodologia de projeto amplamente utilizada na área de engenharia mecânica que possibilitou a adequada aquisição e o tratamento de informações de projeto. Como resultado obteve-se a construção do protótipo do sistema o qual foi preliminarmente testado, evidenciando o funcionamento e os resultados do projeto.

Palavras-chave: Pulso Jato. VANT. Turbina.

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Biografía del autor/a

Douglas Roberto Zaions, UNOESC

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Maria em 1993. Em 1994 iniciou o curso de especialização em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina obtendo o grau de Especialista em Engenharia Mecânica. Em 2003 concluiu o curso de Mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de concentração de Gerência, desenvolvendo o trabalho intitulado Consolidação da Metodologia da Manutenção Centrada em Confiabilidade em uma Planta de Celulose e Papel. Atualmente é doutorando do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração de Projeto de Sistemas Mecânicos. Foi Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica de março/2000 até março/2006 e do Curso de Tecnologia em Processos Industriais – Modalidade Eletromecânica de março/2000 até Junho/2002 da UNOESC – Joaçaba. Conselheiro Estadual e membro da Câmara Especializada de Engenharia Industrial do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Santa Catarina, CREA – SC no período de janeiro de 2001 até dezembro de 2003. Também foi Diretor do CREA – SC no período de janeiro de 2002 até dezembro de 2002. Quinze anos de docência em cursos técnicos, tecnológicos, engenharia e especialização na área mecânica. Professor de várias disciplinas da área de projetos nos cursos Técnico em Mecânica e Eletromecânica do SENAI – CET Joaçaba. É Professor do curso de Engenharia de Produção Mecânica da UNOESC – Joaçaba onde atua nas disciplinas de Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Mecanismos, Processos de Usinagem e Comando Numérico, Pesquisa Operacional, Projeto de Sistemas Mecânicos e Manutenção Mecânica. É também pesquisador nas áreas de Projeto e Manutenção Industrial. Professor dos cursos de Especialização em Engenharia de Manutenção Industrial e Engenharia de Produção da Universidade do Oeste de Santa Catarina ministrando respectivamente a disciplina de Manutenção de Elementos de Máquinas, Técnicas e Procedimentos de Mantenção e Gestão da Manutenção. No curso de Especialização em Projetos de Sistemas Mecânicos atua nas disciplinas de Metodologia de Projeto de Sistemas Mecânicos e Projeto para a Confiabilidade e Mantenabilidade. É perito técnico judicial, desenvolvendo trabalhos nas áreas automotiva e industrial na busca de causa raiz de falhas.

Matheus Záttera Chemin, Unoesc

Acadêmico e pesquisador do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Joaçaba

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Zaions, D. R., & Chemin, M. Z. (2018). Projeto de uma turbina pulso jato para utilização em Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) de asa fixa. Unoesc & Ciência - ACET, 9(2), 169–182. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/16777