A Gestão Estratégica do design sob o ponto de vista do redesenho de identidade visual
Resumen
Atualmente a sociedade está em constante processo de mudança. A rapidez trazida por essa evolução deixa para trás conceitos e traz à tona novas teorias e realidades. As empresas passam por novos processos de reestruturação, procurando adequar-se a essa nova forma de administrar e fazer negócios. Nesse momento em que as novas tecnologias já não são um fator de diferenciação, quando todos têm acesso ao novo modo de fazer comunicação, o que permitirá a geração de um diferencial competitivo é a forma de como os produtos são pensados e desenvolvidos e seu respectivo valor agregado. Qual será o fator de diferenciação em relação a empresas de um mesmo segmento? Uma das maneiras mais eficientes é a criação e o desenvolvimento de uma imagem corporativa forte. Nesse caso, é necessário que os diversos componentes da imagem corporativa trabalhem de maneira integrada, a fim de alcançar o melhor resultado possível. Para que se alcancem os resultados esperados, é fundamental planejar as estratégias para garantir que o objetivo seja atingido. Este artigo trata da importância da gestão do design gráfico como ferramenta estratégica na criação de uma nova identidade visual. O presente estudo analisa, por meio de pesquisa bibliográfica, conceitos de design gráfico, marca e identidade visual, estabelecendo entre eles uma relação dentro de um processo de gestão do design gráfico para aumentar a qualidade da imagem percebida pelo público interno e externo. A fim de demonstrar a prática da teoria apresentada, revela-se um estudo de caso aplicado sobre a empresa Shelby Indústria de Conservas Ltda. Com base em informações obtidas em entrevistas e aplicação de questionários com diretores da empresa e funcionários, foi possível interpretar e usar como base para o redesenho da marca da empresa e o desenvolvimento de materiais gráficos.
Palavras-chave: Design estratégico. Gestão do design. Identidade visual.