Diversidade genética e técnicas biotecnológicas

Authors

  • Laudete Maria Sartoretto UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC)
  • Poulo Celso Mello-Farias UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE (UFRG)

Abstract

Considerado o país da megadiversidade, o Brasil detém hoje, a maior diversidade biológica do planeta, tanto em relação às potencialidades genéticas quanto em relação ao número de espécies nos ecossistemas. A biodiversidade, juntamente com os fatores abióticos, são responsáveis pela manutenção do equilíbrio e da estabilidade dos ecossistemas sendo considerada uma fonte inestimável de recursos econômicos. Porém, a crescente pressão social e a utilização desordenada dos recursos naturais pela população têm levado à degradação biótica e a fragmentação dos habitats, causando redução da diversidade genética e mudanças no microclima.

Dessa forma, o uso destas ferramentas representa um grande avanço na avaliação de populações florestais, as quais poderão ser utilizadas no monitoramento da variabilidade genética, na identificação de indivíduos ou famílias divergentes e construção de mapas genéticos, uma vez que a conservação da biodiversidade representa um dos maiores desafios deste século.

Palavras-chave: Biodiversidade. Biotecnologia. Técnicas moleculares.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laudete Maria Sartoretto, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC)

Laudete Maria Sartoretto. Engª Agrônoma, Doutora em Ciências Biológicas, Professora e Pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Campus Xanxerê, Bairro Jardim Universitário, CEP 89820-000, Xanxerê, SC.

Poulo Celso Mello-Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE (UFRG)

Paulo Celso de Mello-Farias. Eng. Agrônomo, Doutor em Biotecnologia Vegetal, Pesquisador da Universidade Federal de Rio Grande, Av. Itália Km 8, s/n, Campus Carreiros, Pro-Reitoria de Infraestrutura, CEP: 96201-900, Rio Grande, RS. Email: mellofarias@yahoo.com.br

Published

2011-03-18

How to Cite

Sartoretto, L. M., & Mello-Farias, P. C. (2011). Diversidade genética e técnicas biotecnológicas. Unoesc & Ciência - ACET, 1(2), 155–162. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/166