ASPECTOS AGRONÔMICOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS DA CULTURA DO FEIJOEIRO (PHASEOLUS VULGARIS L.) EM RELAÇÃO ÀS ADUBAÇÕES VIA SEMENTE E FOLIARES, EM CASA DE VEGETAÇÃO

Autores

  • Alexandre Luis Graf Universidade do Oeste de Santa Catarinaclique aqui
  • Elias Roque Kovalski Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Cristiano Reschke Lajus Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • André Sordi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Alceu Cericato Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gean Lopes da Luz Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Resumo

Com o presente trabalho objetivou-se avaliar os aspectos agronômicos qualitativos e quantitativos da cultura do feijoeiro em relação às adubações via semente e foliar, em casa de vegetação. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com seis tratamentos e quatro repetições. O experimento foi composto dos seguintes tratamentos: Tratamento 1 (T1) – uma aplicação de Cálcio e Boro (Ca e B), 2,0 l/ha via foliar, no estádio reprodutivo 5 (R5); Tratamento 2 (T2) – uma aplicação de Cobalto e Molibdênio (Co e Mo), 100 ml/ha, via foliar no estádio V3, e uma aplicação de Cálcio e Boro (Ca e B), 2,0 l/ha no estádio reprodutivo 5 (R5); Tratamento 3 (T3) – uma aplicação de Cobalto e Molibdênio (Co e Mo), 100 ml/ha, na semente; Tratamento 4 (T4) – uma aplicação de Cobalto e Molibdênio (Co e Mo), 100 ml/ha via foliar, no estádio vegetativo 3 (V3); Tratamento 5 (T5) – uma aplicação de Cobalto e Molibdênio (Co e Mo), 100 ml/ha na semente, e uma aplicação de Cálcio e Boro (Ca e B), 2,0 l/ha, no estádio reprodutivo 5 (R5); Tratamento 6 (T6) – testemunha, sem aplicação. Os dados coletados foram submetidos à ANOVA pelo teste F, e as diferenças entre médias foram comparadas pelo teste de Tukey (P≤0,05). Conclui-se que os produtos comerciais disponíveis no mercado são eficazes quando aplicados via foliar e semente. Os tratamentos que apresentaram os melhores resultados foram CoMo na semente e CoMo em V3.

Palavras-chave: Aspectos qualitativos. Aspectos quantitativos. Cultura do feijoeiro. Adubação via semente. Adubação foliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Luis Graf, Universidade do Oeste de Santa Catarinaclique aqui

possui graduação em Agronomia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina/Campus Aproximado de São José do Cedro.

Elias Roque Kovalski, Universidade do Oeste de Santa Catarina

possui graduação em Agronomia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina/Campus Aproximado de São José do Cedro.

Cristiano Reschke Lajus, Universidade do Oeste de Santa Catarina

possui graduação em Agronomia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente é professor e coordenador adjunto do Mestrado em Tecnologia e Gestão da Inovação da Universidade Comunitária de Chapecó e professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção Vegetal e Agricultura de Precisão.

André Sordi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduação em Agronomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Alceu Cericato, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1991) especialização em Adminstração Rural pela UNOESC (1998), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), e Doutorado pela UNAM - AR (2013). Atualmente é professor e coordenador de cursos de pós-graduação, em nível de especialização na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Também exerce a coordenação do curso de graduação em Agronomia, da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste e Campus Aproximado de Maravilha.

Gean Lopes da Luz, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Possui Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal pelo PPGA da UFSM (2007 e 2011). Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal de Santa Maria (2005), atualmente é professor do PPG em Tecnologia e Gestão da Inovação da UNOCHAPECÓ. Tem experiência em agronomia com ênfase em Produção Vegetal, Agrometeorologia, Ecofisiologia Vegetal, Culturas de Inverno, Hidroponia, Agricultura de Precisão.

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Graf, A. L., Kovalski, E. R., Lajus, C. R., Sordi, A., Cericato, A., & Lopes da Luz, G. (2016). ASPECTOS AGRONÔMICOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS DA CULTURA DO FEIJOEIRO (PHASEOLUS VULGARIS L.) EM RELAÇÃO ÀS ADUBAÇÕES VIA SEMENTE E FOLIARES, EM CASA DE VEGETAÇÃO. Unoesc & Ciência - ACET, 7(1), 7–14. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/6845