JOVEM APRENDIZ: BENEFÍCIOS DO TRABALHO NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Michele Gaboardi Lucas Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Xanxerê.
  • Zulira Fatima de Saibro Fortunatti UNOESC Campus Xanxerê

Resumo

Esta pesquisa teve o propósito de investigar sobre a influência do trabalho no desenvolvimento do adolescente diante da existência da dicotomia relacionada aos benefícios e prejuízos ocasionados pela atividade profissional. O estudo objetivou compreender o sentido atribuído ao trabalho na vida dos adolescentes e como estes reagiram a esse processo, implicando em seu próprio saber quanto à essa realidade. Ainda se buscou conhecer como essa atividade laboral interfere no desenvolvimento e no lazer desses jovens. Esta pesquisa foi desenvolvida no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de uma cidade da região Oeste de Santa Catarina. Tratou-se de uma Pesquisa qualitativa descritiva delineada pelo estudo de casos mediante entrevistas semiestruturadas com dois adolescentes que participaram do Programa Jovem Aprendiz, cada um com 16 anos, que frequentaram escolas públicas deste Município no período de 2012. A análise dos dados obtidos pela entrevista foi realizada por meio da Análise do Conteúdo, mediante a Análise Categorial Temática. Desse modo, concluiu-se, que o sentido atribuído ao trabalho pelos adolescentes foi positivo, pois por intermédio dele obtiveram independência financeira, adquiriram bens de consumo com seu próprio rendimento o que denotou um amadurecimento por parte dos adolescentes. A função desempenhada pelos entrevistados demonstrou auxiliar no seu desenvolvimento, pois proporcionou o contato com outras pessoas, o que pode gerar novas oportunidades de emprego, como conhecer outros setores da própria organização podendo resultar em ascensão profissional. Ambos reservam um tempo para o lazer.

Palavras­ chave: Adolescente. Trabalho. Desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Gaboardi Lucas, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Xanxerê.

Pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Professora do curso de Psicologia da UNOESC unidade de Chapecó e Campus de Xanxerê. Especialista Clínica pelo CFP. Especialização em Terapia Sistêmica de Casal e Família. Formação em Orientação Profissional.

Zulira Fatima de Saibro Fortunatti, UNOESC Campus Xanxerê

Acadêmica do nono período de psicologia.

Downloads

Publicado

2013-11-26

Como Citar

Lucas, M. G., & Fortunatti, Z. F. de S. (2013). JOVEM APRENDIZ: BENEFÍCIOS DO TRABALHO NA ADOLESCÊNCIA. Unoesc & Ciência - ACBS, 4(2), 155–164. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/3637