Avaliação de capacidades biofísicas de crianças no teste e reteste com intervalo de seis meses
Resumo
O desenvolvimento motor é um processo contínuo, as crianças estão em constante adaptação aos diversificados estímulos que recebem. Para o estudo, utilizou-se o Manual PROESP-BR, este composto por testes que estimam o condicionamento físico de crianças e adolescentes. O estudo foi composto por 105 escolares participantes das duas etapas da pesquisa, a primeira realizada em março de 2009 quando foi realizada a bateria de teste, na segunda etapa, as crianças responderam o questionário IPAQ – Versão Curta para determinar as que praticavam atividade física fora da escola e realizaram os mesmos testes da primeira etapa. Após o término da pesquisa de campo, os resultados começaram a ser analisados e não apresentaram diferenças para o percentual de gordura; o teste ficou 21,18 ± 10,27 e 21,48 ± 8,98 no reteste; o Salto Horizontal teve uma pequena variação, não apresentando diferenças significativas: 1,37 ± 0,25 teste e 1,36 ± 0,24 no reteste, no teste de Abdominal os resultados obtidos foram: 41,50 ± 10,24 no teste e 41,58 ± 13,10 no reteste, também não apresentando diferença significativa. Já o teste de Medicine Ball apresentou diferença significativa tendo 2,50 ± 0,41 no teste e 2,19 ± 0,38 no reteste. Ficou constatado que para o período de seis meses de Educação Física Escolar houve diferença significativa no arremesso de Medicine Ball, havendo redução na força dos membros superiores. Para os demais testes não houve diferenças significativas, mantendo, assim, o nível de gordura corporal, força abdominal e membros inferiores.
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Condicionamento físico. Desempenho motor.