Síndrome alcoólica fetal: Relato de caso na clínica odontológica

Autores

  • SOLIDÊ VOLPATO UNOESC-JBA
  • Lisiane Miranda Dotta UNOESC-JBA
  • Ortência Muller UNOESC-JBA
  • Marta Garrastazu Frey UNOESC-JBA
  • Maria Luiza Traiano UNOESC-JBA
  • Léa Maria Franceschi Dallanora UNOESC-JBA
  • Andréa Gallon UNOESC-JBA

Resumo

A ingestão de bebida alcoólica é aceita social e culturalmente no Brasil. Surpreendentemente, o consumo entre as mulheres cresce severa e precocemente, bem como entre gestantes, aumentando o número de crianças afetadas, portadoras de anomalias devido à ingestão moderada ou abusiva de bebidas alcoólicas durante o período gestacional. A incidência dessa síndrome é subestimada e muitas vezes não diagnosticada pelo preconceito das próprias mães em expor o assunto; e desse modo, o profissional da área da saúde encontra dificuldade em diferenciar o diagnóstico precocemente. O presente trabalho teve como objetivo descrever um relato de caso clínico sobre a Síndrome do Alcoolismo Fetal (SAF) atendido nas dependências da Clínica de Odontopediatria e Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus de Joaçaba, de 2004 a 2009, correlacionando com estudos clínicos da literatura científica, aspectos históricos, incidência/prevalência, diagnóstico e prevenção da SAF, alcoolismo materno na gestação e no aleitamento, síndrome de abstinência do recém-nascido, manifestações sistêmicas e as manifestações e implicações da SAF na odontologia.

Palavras-chave: Síndrome do alcoolismo fetal. Gestante. Síndrome alcoólica fetal. Álcool. Gravidez.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SOLIDÊ VOLPATO, UNOESC-JBA

Profª Especialista e Mestre em Odontopediatria;Profª Especialista em Pacientes Portadores de Necessidades Especiais nas disciplinas de Clínica Infantil I e II e Pacientes Portadores de Necessidades Especiais I e II do curso de Odontologia da UNOESC-JBA.

Lisiane Miranda Dotta, UNOESC-JBA

Ortência Muller, UNOESC-JBA

Graduanda da Faculdade de Odontologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC-Joaçaba-SC.

Marta Garrastazu Frey, UNOESC-JBA

Maria Luiza Traiano, UNOESC-JBA

Léa Maria Franceschi Dallanora, UNOESC-JBA

Andréa Gallon, UNOESC-JBA

Mestre em Saúde Coletiva - Professora das Disciplinas Odontologia Social e Coletiva I e IV; Pacientes com Necessidades Especiais I e II do Curso de Odontologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC - Joaçaba/SC.

Downloads

Publicado

2011-03-18

Como Citar

VOLPATO, S., Miranda Dotta, L., Muller, O., Garrastazu Frey, M., Traiano, M. L., Franceschi Dallanora, L. M., & Gallon, A. (2011). Síndrome alcoólica fetal: Relato de caso na clínica odontológica. Unoesc & Ciência - ACBS, 1(2), 165–182. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/133