Educação ambiental: um relato de atividades com embasamento científico
Resumen
A educação ambiental é uma dimensão do processo educacional, que possibilita ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos. O objetivo do estudo foi despertar a sensibilidade do grupo de estudo diante das as ações humanas na natureza, usando como apoio o conhecimento científico para o entendimento da interligação dos fatores bióticos e abióticos, e destes com os seres humanos. Esta aproximação cria como consequência novas posturas por meio da participação individual e coletiva na resolução de problemas ambientais. O desenvolvimento dos temas ambientais teve como ponto de partida o conhecimento prévio do sujeito a respeito do tema e da reconstrução desse mediante embasamento científico. Foram realizadas exposições orais, palestras, discussões, atividades lúdicas e oficinas de criação. Os temas enfatizados foram os seguintes: educação ambiental – conceito e legislação brasileira a respeito da educação ambiental; os três erres (RRR); inclusão social - deficiência auditiva; problemáticas da suinocultura - compostagem como solução; alimentação saudável; fauna e flora. A inserção do conhecimento científico em projetos de educação ambiental, formal, não formal ou informal é de extrema importância para se subsidiar a preservação dos recursos naturais e o bem-estar da vida humana.
Palavras-chave: Preservação ambiental. Conhecimento científico. Interdisciplinaridade.