Comparação do nível de atividade física e modulação autonômica entre escolares de 12 a 18 anos incompletos

Autores/as

  • Pedro Sérgio Brito Dias Universidade do Estado do Pará
  • Carlos Henrique Cardoso Souza Universidade do Estado do Pará
  • José Robertto Zaffalon Júnior Universidade do Estado do Pará

Resumen

A prática regular de atividade física é fundamental na prevenção de doenças e na redução das sequelas causadas por doenças hipocinéticas. Sabe-se que a inatividade física é um dos responsáveis por cardiopatias e problemas ligados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). Com o aumento do nível de atividade física regular, há melhoras fisiológicas na força, velocidade, flexibilidade e resistência aeróbia e anaeróbia. Nessa perspectiva, com o presente trabalho teve-se como objetivo comparar a modulação autonômica de escolares de 12 a 18 anos incompletos com diferentes níveis de atividade física por meio da variabilidade da frequência cardíaca (VFC). Participaram 53 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos incompletos, separados em dois grupos: insuficientemente ativo (IA) e suficientemente ativo (SA), classificados por meio do questionário Paq-A. A modulação autonômica cardíaca foi avaliada utilizando o registro do intervalo R-R (ms) pelo período de sete minutos. Quanto aos valores percentuais da banda de baixa frequência (BF), observaram-se valores maiores no grupo IA (50,6%) em relação ao grupo SA (40,4%). Já na banda de alta frequência (AF), o grupo SA apresentou valores maiores (59,6%) quando comparado ao grupo IA (49,4%), demonstrando, assim, que o grupo SA apresentava maior modulação autonômica parassimpática. Em síntese, considerando os resultados obtidos no presente estudo, é possível evidenciar que o maior nível de atividade física é responsável pela melhor modulação autonômica cardíaca.

Palavras-chave: Educação física escolar. Nível de atividade física. Variabilidade da frequência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Robertto Zaffalon Júnior, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Educação Física (UEPA, 2007), Mestre em Ensino em Saúde na Amazônia (UEPA, 2014) e Doutor em Ciências da Reabilitação (UNINOVE, 2018).

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Dias, P. S. B., Souza, C. H. C., & Zaffalon Júnior, J. R. (2018). Comparação do nível de atividade física e modulação autonômica entre escolares de 12 a 18 anos incompletos. Unoesc & Ciência - ACBS, 9(2), 129–136. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/16610