Benefícios percebidos por praticantes de musculação para a saúde, estilo de vida e qualidade de vida

Autores/as

  • Lais Baldissera
  • Dionéia Lang Machado
  • Lucas Gomes Alves
  • Deise Faleiro
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumen

O estilo de vida sedentário, gerado em parte pela tecnologia de fácil acesso, imprime uma qualidade de vida pouco associada à saúde. O conceito da necessidade de praticar algum exercício ou esporte para melhorar a saúde rebate tal problema e, ainda, faz com que se amplie a oferta por programas de atividade física na sociedade atual. Entretanto, essa prática gera benefícios a ponto de serem percebidos por seus praticantes? No presente estudo buscou-se descrever esses benefícios em praticantes femininas de musculação por meio de uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram 21 benefícios. Conclui-se que além da capacidade individual em perceber esses benefícios, notou-se que eles se modificam à medida que as praticantes evoluem e aderem aos seus programas de treinamento.

Palavras-chave: Musculação. Benefícios. Saúde. Qualidade de vida. Estilo de vida. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Publicado

2017-10-05

Cómo citar

Baldissera, L., Lang Machado, D., Alves, L. G., Faleiro, D., & Zawadzki, P. (2017). Benefícios percebidos por praticantes de musculação para a saúde, estilo de vida e qualidade de vida. Unoesc & Ciência - ACBS, 8(2), 117–124. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/13055