CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: CONSERVAÇÃO DA FLORA E DA FAUNA DO PARQUE ESTADUAL RIO CANOAS, CAMPOS NOVOS, SANTA CATARINA

Autores/as

  • José Junior Corrêa de Deus Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Katiane Paula Bagatini

Resumen

O Parque Estadual Rio Canoas (Paerc) faz parte das Unidades de Conservação de Santa Catarina, que foram criadas no ano 2004 e têm como entidade gestora o órgão ambiental estatal Fatma (Fundação do Meio Ambiente). O principal objetivo no referido estudo foi desenvolver programas de educação ambiental e preservação das espécies vegetais e animais desse ambiente com a população local e regional. O trabalho foi realizado de dezembro de 2014 a maio de 2016, por meio de uma pesquisa-ação, envolvendo pedágio informativo, reuniões e apresentação expositivas com o conselho consultivo do parque e entidades públicas e privadas do Município de Campos Novos, e também contou com expedições in loco no Paerc. Com esses programas, almejou-se sensibilizar a comunidade do entorno sobre a importância da conservação dessa área, no sentido de entender a sua fragilidade e os objetivos que justificam a sua criação. Espera-se que com as informações sobre a importância da necessidade de práticas de educação ambiental no Rio Canoas repassadas ao público-alvo sirvam como fomento para o aumento do interesse sobre essa conscientização que mais que uma ação, é um dever de todos.

Palavras-chaves: Conscientização ambiental. Parque Estadual Rio Canoas. Preservação.

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Biografía del autor/a

José Junior Corrêa de Deus, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pós Graduado em Licenciamento, Auditoria e Perícia Ambiental - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Katiane Paula Bagatini

Mestre em Botânica e Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Publicado

2016-12-01

Cómo citar

Corrêa de Deus, J. J., & Bagatini, K. P. (2016). CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: CONSERVAÇÃO DA FLORA E DA FAUNA DO PARQUE ESTADUAL RIO CANOAS, CAMPOS NOVOS, SANTA CATARINA. Unoesc & Ciência - ACBS, 7(2), 153–158. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/12024