BIOCAMPO ENERGÉTICO: ATUAÇÃO DA HOMEOPATIA NA ODONTOLOGIA

Autores/as

  • Rafael Fiorese Costa Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Solidê Volpato Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Andrea Gallon Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Acir José Dirscnabel Universidade Tuiuti do Paraná

Resumen

Os métodos empregados na terapêutica medicamentosa em Odontologia estão em constante evolução, visando suprir à necessidade de saúde do complexo sistema vital humano. Com a inovação tecnológica e o avanço na ciência, o cirurgião-dentista gradativamente busca um tratamento com maior abrangência considerando a saúde geral do paciente. Contudo, esse é um trabalho complexo, que envolve vários métodos de interpretação advinda dos sintomas relatados do paciente em questão. O presente estudo é uma revisão da literatura que visa despertar no cirurgião-dentista uma visão mais abrangente sobre o processo saúde-doença por meio de uma revisão dos conceitos relacionados ao biocampo, à homeopatia e à sua aplicação clínica na Odontologia, proporcionando um melhor entendimento da relação entre energia e matéria no processo de saúde do indivíduo.

Palavras-chave: Biocampo. Homeopatia. Terapia complementar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Fiorese Costa, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2015). Ex Vice-Presidente Centro Acadêmico da Universidade do Oeste de Santa Catarina, membro ativo na organização e planejamento de projetos sociais, semanas acadêmicas, palestras e eventos no período de 2012 à 2015. Atualmente atua como clínico geral na Fundação de Amparo à Pesquisa em Enfermidades Renais e Metabólicas, PRO-RENAL, Brasil. Tem experiência na área Homeopática com ênfase em Odontologia.  

Solidê Volpato, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1985). Especialização em Odontopediatria pela Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos - FUNBEO (1998). Especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (2007). Mestrado em Odontopediatria pelo CPO - São Leopoldo Mandic-Campinas (2004). Responsável pela supervisão dos Programas de Extensão do Curso de Odontologia e professora docente dos componentes curriculares de CLÍNICA INFANTIL I e II, PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS I e II, ODONTOLOGIA SOCIAL E COLETIVA IV do Curso de Odontologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/Jba/SC) de 2002 a 2015. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e Odontologia em Saúde Coletiva nos seguintes temas: educação e atendimento em saúde bucal em odontopediatria e pacientes especiais. Tem atuação direta na docência e saúde coletiva em odontologia.

Andrea Gallon, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui mestrado em MESTRADO EM SAÚDE COLETIVA pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina, coordenadora da graduação em odontologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina e professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção de saúde bucal, escolares, saúde bucal, educação em saúde bucal e gestante, paciente com necessidades especiais e clínica integrada.

Acir José Dirscnabel, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduado em Odontologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001), Mestrado em Odontologia (Estomatologia) (2005) e Doutorado em Odontologia (Estomatologia) (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná . Exerceu a docência na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como professor substituto na Disciplina de Estomatologia em 2008 e 2009, permanecendo como professor voluntário das Dilsciplinas de Estomatologia e Clínica de Baixa Complexidade em 2010/I. Atualmente, atua nas áreas de periodontia e estomatologia no Hospital Geral de Curitiba (2 Tenente ODT), exerce a docência nos componentes curriculares de Diagnóstico Bucal (III e VI) e Tecidos de Sustentação dos Dentes (I, II e III) na UNOESC / Campus de Joaçaba e atua em clínica particular (clínico geral) em Curitiba. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Estomatologia, Periodontia e Homeopatia.

Publicado

2016-12-01

Cómo citar

Costa, R. F., Volpato, S., Gallon, A., & Dirscnabel, A. J. (2016). BIOCAMPO ENERGÉTICO: ATUAÇÃO DA HOMEOPATIA NA ODONTOLOGIA. Unoesc & Ciência - ACBS, 7(2), 137–144. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/12021