A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Authors

  • Sabryna Joane Voos Bortoncello Tarouco Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Alvaro Cielo Mahl
  • Juliano Correa
  • Lisandra Antunes de Oliveira

Abstract

Este artigo teve como objetivo identificar a importância do psicólogo dentro do contexto escolar. Buscou compreender como os professores percebem a importância dele na instituição educacional, identificando quais as funções que o psicólogo desempenharia dentro dessa instituição. Além disso, visou apontar que mudanças poderiam haver no funcionamento da escola tendo um psicólogo inserido nela. Foram entrevistadas quatro professoras, que residem e atuam na região Oeste de Santa Catarina; o critério previamente estabelecido foi que as profissionais atuassem a mais de um ano na área da educação. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa qualitativa com análise de conteúdo de Bardim (1977), tendo como instrumento para a coleta de dados uma entrevista semiestruturada, elaborada a partir dos interesses da investigação, bem como, a partir da leitura do referencial teórico. Da análise dos relatos das participantes surgiram três categorias, em que se destacam questões relativas à importância do psicólogo inserido no contexto escolar: as funções que esse profissional desempenharia, a necessidade da atuação do psicólogo escolar e os problemas enfrentados pela escola que poderiam contar com o auxílio de um psicólogo.

Palavras-chave: Psicologia escolar. Psicologia educacional. Psicólogo escolar. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-07-03

How to Cite

Voos Bortoncello Tarouco, S. J., Mahl, A. C., Correa, J., & de Oliveira, L. A. (2017). A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. Unoesc & Ciência - ACBS, 5(1), 7–14. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/3700