Enriquecimento ambiental e avaliação do estresse de aves em relação ao desenvolvimento pós-nascimento

Authors

  • Alini Paulina Guinzelli UNOESC
  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc

Abstract

A importância econômica da produção de aves e ovos no mundo é bastante ampla. O desenvolvimento animal representa uma das importâncias econômicas, em que a produção de ovos e aves é indispensável. Isso não proporcionou apenas ganhos econômicos e sociais, mas também têm resultado em uma série de problemas relacionados ao bem-estar das aves, devido à utilização de certas práticas de criação e de manejo. Entre os problemas mais importantes no manejo está o estresse. O estresse significa a ação de agentes e influências nocivas, como calor ou frio excessivo, infecção, intoxicação, medo, etc. O estresse é uma alteração no organismo, que busca sua autorreorganização. Para controlar o estresse das aves, foram implantadas duas formas de enriquecimento ambiental: música e brinquedos. A pesquisa se desenvolveu em três aviarios, sendo um deles sem enriquecimento (controle), e os outros com os enriquecimentos. Foram observados o comportamento e o desenvolvimento dos animais. Esse estudo, em sua inovação, traz o uso da música como diferencial na avaliação do comportamento e desenvolvimento das aves. Dessa forma, buscou-se avaliar diferentes tipos de enriquecimento ambiental e compará-los, identificando a melhor alternativa para uma maior produtividade. No estudo, percebeu-se que os enriquecimentos ambientais interferem no comportamento das aves. Com a análise percebeu-se uma diminuição no nível de estresse, verificadas pela redução nos ovos bicados, canibalismo e mortalidade das aves.

Palavras-chave: Estresse. Desenvolvimento das aves. Enriquecimento ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alini Paulina Guinzelli, UNOESC

A importância econômica da produção de aves e ovos no mundo é bastante ampla. O desenvolvimento animal representa uma das importâncias econômicas, onde a produção de ovos e aves é indispensável. Isso não proporcionou apenas ganhos econômicos e sociais, mas também têm resultado em uma série de problemas relacionados ao bem estar das aves, devido a utilização de certas práticas de criação e de manejo. Dentre os problemas mais importantes no manejo é o estresse. O estresse significa a ação de agentes e influências nocivas, como calor ou frio excessivo, infecção, intoxicação, medo, etc. O estresse é uma alteração no organismo, que busca sua auto reorganização. Para controlar o estresse das aves, foram implantadas duas formas de enriquecimento ambiental, a “música” e “brinquedos”. A pesquisa se desenvolveu em três aviarios, sendo um deles sem enriquecimento (controle), e os outros com os enriquecimentos. Foram observados o comportamento e o desenvolvimento dos animais. Esse estudo, em sua inovação, traz o uso da música como diferencial na avaliação do comportamento e desenvolvimento das aves. Dessa forma, buscou avaliar diferentes tipos de enriquecimento ambiental e compará-los, identificando a melhor alternativa para uma maior produtividade. No estudo, percebemos que os enriquecimentos ambientais interferem no comportamento das aves. Com analise percebemos uma diminuição no nível de estresse, verificados pela redução nos ovos bicados, canibalismo e mortalidade das aves.

Published

2018-06-28

How to Cite

Guinzelli, A. P., & Battiston, F. G. (2018). Enriquecimento ambiental e avaliação do estresse de aves em relação ao desenvolvimento pós-nascimento. Unoesc & Ciência - ACBS, 9(1), 53–60. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/12574