Comparação da aptidão física relacionada à saúde entre alunos de uma escola de zona urbana e uma escola de zona rural do Município de São João do Oeste, Santa Catarina
Palavras-chave:
Aptidão física relacionada à saúde, Bateria Fitnessgram, Escolares, Zona rural, Zona urbanaResumo
Objetivou-se comparar a aptidão física relacionada à saúde de alunos de uma escola de zona urbana e uma escola de zona rural do município de São João do Oeste, Santa Catarina. A amostra foi composta por 192 alunos, sendo 133 da zona urbana e 59 alunos da zona rural com idades entre 14 e 17 anos. Os testes de Flexibilidade Senta e Alcança, a Corrida de Uma Milha e o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) determinaram os componentes da aptidão física relacionada à saúde. Os protocolos de avaliação seguiram as orientações constantes no Manual da Bateria do Fitnessgram. Os dados foram analisados através da estatística descritiva (média, desvio-padrão, frequência relativa) e do teste t-Student para amostras independentes a fim de determinar as diferenças entre as zonas rural e urbana. Os principais resultados apontam que não houve diferença estatisticamente significativa (P≤0,05) para todas as variáveis em relação as zonas urbana e rural, se confrontados os valores médios. Quando se comparou os resultados baseado na classificação da Bateria Fitnessgram notou-se que a capacidade aeróbia é o principal componente da aptidão física que necessita melhorar, tanto para os alunos da zona rural quanto da zona urbana. Conclui-se que é importante que o profissional de Educação Física inclua na escola programas de atividade física visando trabalhar e incentivar a melhoria da aptidão física relacionada à saúde dos escolares.
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