A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento das inteligências múltiplas

Autores

  • Daiane Altenhofen
  • Leila Salvini

Palavras-chave:

Inteligências Múltiplas, Educação Física, Escola

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar o estímulo para o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências durante as aulas de Educação Física de uma turma do sexto ano de uma escola pública do Município de Maravilha, SC. Foram realizadas observações sistematizadas em 19 aulas, após foram feitas análises baseadas na teoria proposta por Gardner (1995). Por meio dos instrumentos de coleta de dados e sua comparação com a teoria, foi possível concluir que as aulas observadas contemplaram sete dos oito tipos de inteligências, predominando a Inteligência Espacial, seguida da Corporal-cinestésica, Interpessoal e Intrapessoal, não sendo trabalhada a Inteligência Musical durante as aulas observadas. Percebe-se que as aulas de Educação Física na Escola, quando planejadas com qualidade, têm o potencial de estimular o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências e, com isso, contribuir na formação integral do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Altenhofen

Formação em Educação Física Licenciatura (UNOESC)

Bacharelado em Educação Física (Hórus)

Especialização em Educação Física (Hórus)

Especializaçõa em Psicomotricidade Funcional (Bagozzi)

Leila Salvini

Doutora em Educação Física - Universidade Federal do Paraná (UFPR)Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte  (ALESDE) 

Referências

ANTONELLI, F. Anatomia do psiquismo. Porto, Portugal: Civilização, 1969. 374 p.

BALBINO, H. F. Jogos desportivos coletivos e os estímulos das inteligências múltiplas: Bases para uma proposta em Pedagogia do Esporte. 2001. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000235755. Acesso em: 12 mar. 2016.

BARBOSA, E. Dança e Inteligências Múltiplas na Escola. In: I FÓRUM INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ACAFE, 1., 2008, Joaçaba. Anais [...]. Joaçaba: [S. n.], 2008. 1 p. Disponível em: http://digital.univille.edu.br/digital/forum/anais.phtml?acao=pdf&idForum=1&idArea=&idCadastro=6. Acesso em: 20 jun. 2016.

CAMPBELL, L. Ensino e Aprendizagem por meio das Inteligências Múltiplas (Inteligências Múltiplas na sala de aula). 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CHIARELLI, L. K. M.; BARRETO, S. de J. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recrearte, n. 7, 2007. Disponível em: http://www.iacat.com:8000/Revista/recrearte/recrearte07/Seccion3/3.cm.%20%20m%C3%BAsica.%20LIGIA.pdf. Acesso em: 1 out. 2016.

CRUZ, A. B. Educação Física para o desenvolvimento das inteligências múltiplas. EFDeportes, v. 16, n. 158, 2011, 2011. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd158/la-educacion-fisica-para-las-inteligencias-multiples.htm. Acesso em: 15 out. 2016.

DAL-FARRA, R. A.; LOPES, P. T. C. Métodos Mistos de Pesquisa em Educação: Pressupostos Teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 67-80, 2013. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2698/2362. Acesso em: 17 jun. 2016.

ESPINOZA, K. F.; CARDOZO, E. M. S.; COSTA NETO, J. V. da. Atividades de Aventura na Educação Infantil e as inteligências múltiplas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA, 4., 2009, Bahia. Anais [...] Bahia: CBAA, 2009. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd202/atividades-de-aventura-na-educacao-infantil.htm. Acesso em: 18 out. 2016.

FONTANA, D. Psicologia para professores. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da educação física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.

GARDNER, H. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: A teoria na prática. Barcelona: Paidós Ibérica. 1995, 257 p.

GÁSPARI, J. C. de; SCHWARTS, G. M. Inteligências múltiplas e representações. Scielo, v. 18, n.3, Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000300004&lang=pt. Acesso em: 2 out. 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Manole, 2002, 61 p.

GÓES, B. P. L.; GONZALEZ, R. H. Inteligências Múltiplas nas aulas de Educação Física. EFDeportes, v. 15, n. 153, 2011. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd153/inteligencias-multiplas-nas-aulas-de-educacao-fisica.htm>. Acesso em: 10 out. 2016.

INEP divulga dados inéditos sobre fluxo escolar na educação básica. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 20 jun. 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-divulga-dados-ineditos-sobre-fluxo-escolar-na-educacao-basica/21206. Acesso em: 4 set. 2018.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007. Disponível em: http://www.labev.uerj.br/textos/tecnicas-pesquisa_documentacao-direta-intensiva.pdf. Acesso em: 3 maio 2016.

MIRANDA, R. L. Além da inteligência emocional: Uso integral das aptidões cerebrais no aprendizado, no trabalho e na vida. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

MORENO, J. C. de A. et al. Os Esportes Coletivos e Individuais como Meios de Desenvolvimento das Inteligências Múltiplas: Um Estudo com Escolares. Revista Fafibe On Line, v. 23, 2007. Disponível em: http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/11/19042010103353.pdf. Acesso em: 4 abr. 2016

OLIVEIRA, A. C.; MEDALHA, J. Inteligências múltiplas nas aulas de Educação Física escolar. EFDeportes, v. 15, n. 152, 2011. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd152/inteligencias-multiplas-nas-aulas-de-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 3 out. 2016.

SMOLE, K. C. S. Aprendizagem significativa: o lugar do conhecimento e da inteligência. Revista Aprendiz/Aprender online, 2000. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?q=Aprendizagem+significativa%3A++o+lugar+do+conhecimento+e+da+intelig%C3%AAncia&btnG=&hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5. Acesso em: 9 maio 2016.

Downloads

Publicado

2019-05-28

Como Citar

Altenhofen, D., & Salvini, L. (2019). A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento das inteligências múltiplas. Unoesc & Ciência - ACBS, 10(1), 7–14. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/19246