BIOCAMPO ENERGÉTICO: ATUAÇÃO DA HOMEOPATIA NA ODONTOLOGIA

Autores

  • Rafael Fiorese Costa Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Solidê Volpato Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Andrea Gallon Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Acir José Dirscnabel Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

Os métodos empregados na terapêutica medicamentosa em Odontologia estão em constante evolução, visando suprir à necessidade de saúde do complexo sistema vital humano. Com a inovação tecnológica e o avanço na ciência, o cirurgião-dentista gradativamente busca um tratamento com maior abrangência considerando a saúde geral do paciente. Contudo, esse é um trabalho complexo, que envolve vários métodos de interpretação advinda dos sintomas relatados do paciente em questão. O presente estudo é uma revisão da literatura que visa despertar no cirurgião-dentista uma visão mais abrangente sobre o processo saúde-doença por meio de uma revisão dos conceitos relacionados ao biocampo, à homeopatia e à sua aplicação clínica na Odontologia, proporcionando um melhor entendimento da relação entre energia e matéria no processo de saúde do indivíduo.

Palavras-chave: Biocampo. Homeopatia. Terapia complementar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Fiorese Costa, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2015). Ex Vice-Presidente Centro Acadêmico da Universidade do Oeste de Santa Catarina, membro ativo na organização e planejamento de projetos sociais, semanas acadêmicas, palestras e eventos no período de 2012 à 2015. Atualmente atua como clínico geral na Fundação de Amparo à Pesquisa em Enfermidades Renais e Metabólicas, PRO-RENAL, Brasil. Tem experiência na área Homeopática com ênfase em Odontologia.  

Solidê Volpato, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1985). Especialização em Odontopediatria pela Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos - FUNBEO (1998). Especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (2007). Mestrado em Odontopediatria pelo CPO - São Leopoldo Mandic-Campinas (2004). Responsável pela supervisão dos Programas de Extensão do Curso de Odontologia e professora docente dos componentes curriculares de CLÍNICA INFANTIL I e II, PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS I e II, ODONTOLOGIA SOCIAL E COLETIVA IV do Curso de Odontologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/Jba/SC) de 2002 a 2015. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e Odontologia em Saúde Coletiva nos seguintes temas: educação e atendimento em saúde bucal em odontopediatria e pacientes especiais. Tem atuação direta na docência e saúde coletiva em odontologia.

Andrea Gallon, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui mestrado em MESTRADO EM SAÚDE COLETIVA pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina, coordenadora da graduação em odontologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina e professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção de saúde bucal, escolares, saúde bucal, educação em saúde bucal e gestante, paciente com necessidades especiais e clínica integrada.

Acir José Dirscnabel, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduado em Odontologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001), Mestrado em Odontologia (Estomatologia) (2005) e Doutorado em Odontologia (Estomatologia) (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná . Exerceu a docência na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como professor substituto na Disciplina de Estomatologia em 2008 e 2009, permanecendo como professor voluntário das Dilsciplinas de Estomatologia e Clínica de Baixa Complexidade em 2010/I. Atualmente, atua nas áreas de periodontia e estomatologia no Hospital Geral de Curitiba (2 Tenente ODT), exerce a docência nos componentes curriculares de Diagnóstico Bucal (III e VI) e Tecidos de Sustentação dos Dentes (I, II e III) na UNOESC / Campus de Joaçaba e atua em clínica particular (clínico geral) em Curitiba. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Estomatologia, Periodontia e Homeopatia.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Costa, R. F., Volpato, S., Gallon, A., & Dirscnabel, A. J. (2016). BIOCAMPO ENERGÉTICO: ATUAÇÃO DA HOMEOPATIA NA ODONTOLOGIA. Unoesc & Ciência - ACBS, 7(2), 137–144. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/12021