Atuação do Psicólogo no contexto da inclusão escolar de crianças com necessidades especiais

Autores

  • Lenir Rodrigues Minghetti Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Lilia Aparecida Kanan Universidade do Planalto Catarinense

Resumo

Este artigo é proveniente do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no 8º semestre do Curso de Psicologia da Universidade do Planalto Catarinense, que procurou identificar as características da educação especial e do processo de inclusão de alunos com necessidades especiais em um município catarinense. No decorrer deste estudo apresentar-se-á um breve relato do início da exclusão social nas diferentes épocas da humanidade, com narrativas da história da exclusão escolar dos alunos considerados “anormais” e reflexões relacionadas às concepções educacionais da integração e inclusão de crianças com necessidades especiais. Como conclusão este estudo apresentará diferenças entre ações includentes e excludentes e a atuação da Psicologia Educacional e/ou Escolar para auxiliar o processo da inclusão escolar.

Palavras-chave: Exclusão social. Exclusão escolar. Atuação do Psicólogo. Inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Lenir Rodrigues Minghetti, Universidade do Sul de Santa Catarina

Psicóloga; Pós-graduanda em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Sul de Santa Catarina; Av. Castello Branco, 664, Bairro Universitário; 88509-300, Lages, SC; lenir.minghettipsi@gmail.com

Lilia Aparecida Kanan, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Psicologia e Professora do Curso de Psicologia, da Universidade do Planalto Catarinense; Av. Marechal Castelo Branco, 170, Bairro Universitário; 88509-900, Lages, SC; lak@uniplac.net

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Artigos