Escolarização, ensino superior e identidade étnica: a experiência das professoras Xokleng/Laklãnõ

Autores

  • Cátia Weber

Resumo

A participação no Núcleo de Pesquisa Mover – Educação Intercultural e Movimentos Sociais, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) possibilitou o contato com diferentes grupos sociais e contextos educacionais. Um desses contextos foi trabalhado na pesquisa para a dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC, intitulada Tornar-se Professora Xokleng/Laklãnõ: escolarização, Ensino Superior e identidade étnica. Neste artigo são apresentados os resultados obtidos na pesquisa, nos quais o tema da identidade étnica foi estudado em um contexto de relações interculturais, existentes no processo de escolarização e Ensino Superior vivenciado por sete professoras Xokleng/Laklãnõ.

Palavras-chave: Professoras Xokleng/Laklãnõ. Escolarização. Ensino Superior. Identidade Étnica.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads