Estética e docência: uma abordagem rizomática

Autores

  • Maria Conceição Coppete

Resumo

 O referido artigo busca refletir sobre a importância da estética no processo de formação docente. Destaca que entre os aspectos presentes e fundamentais à docência, o que sempre ficou em evidência nos processos de formação de professores e no exercício da profissão, é a questão da técnica, e, em alguma medida, a política e a ética; porém a estética permaneceu à margem e parece continuar pouco visibilizada na prática docente e em seus processos formativos nos mais diversos níveis. Procura conceituar a estética destacando sua relevância na formação e na prática pedagógica. Aponta as dificuldades inerentes a todo processo que envolve o ato de pesquisar, especialmente na área da docência, destacando a necessidade de tratar todos os componentes envolvidos como a matéria- prima do estudo, ou seja, a pesquisa, o pesquisador e o objeto a ser pesquisado. Intenta ser um convite a continuar redefinindo a educação e a tarefa de educar nesse tempo agônico – tempo de sobreposições de coisas – nosso tempo.

Palavras-chave: Formação docente. Docência. Estética. Prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads