Interculturalidade e descolonização do saber: relações entre saber local e saber universal, no contexto da globalização

Autores

  • José Marin Universidade de Sorbonne

Resumo

O conceito de interculturalidade que se assume neste artigo é o reconhecimento mútuo de todas as culturas, sem hierarquização. Essa é a primeira condição para elaborar a análise da descolonização do saber e do poder que lhe é inerente. O processo histórico da colonização europeia foi constituído em um contexto de dominação cultural, social, econômica e política. À medida que a cultura eurocêntrica não respeita a biodiversidade, nem a diversidade cultural, as referências reais e as significações simbólicas dos contextos locais são pervertidas. A abordagem da relação entre o saber local e o saber universal, imposto pela cultura dominante, é a principal referência para a proposição teórica da descolonização do saber. A educação é compreendida como a conquista pelas novas gerações das visões de mundo, dos sistemas de valores e dos fundamentos para construir seus próprios conhecimentos. O desafio atual para a educação é partir de cada realidade, com base na revalorização das línguas e culturas locais e na adaptação de suas possibilidades ao contexto global.

Palavras-chave: Interculturalidade. Saber local e saber global. Eurocentrismo. Descolonização do saber.

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Biografia do Autor

José Marin, Universidade de Sorbonne

Doutor em Antropologia

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Artigos