Esporte: possíveis diálogos com a escola
Resumo
O presente ensaio teórico apresenta um recorte da dissertação intitulada Por uma didática comunicativa para a Educação Física Escolar, apresentada ao Programa de Pós-graduação CDS-UFSC, no dia 24 de outubro de 2008. Objetivou-se, neste espaço, apresentar algumas reflexões a respeito do fenômeno esportivo e as formas de tratá-lo pedagogicamente em aulas de Educação Física Escolar. Buscou-se fundamentação metodológica nos pilares de uma pesquisa teórica. Para os processos de ensino-aprendizagem dos esportes, sugerem-se dois aspectos principais, que não se excluem: primeiro tratar do esporte como tema de estudo. Significa compreender, discutir e refletir sobre as manifestações desse fenômeno de várias maneiras, entre as quais se destacam: compreender a estrutura organizacional do esporte institucionalizado (constituição das regras, influência de patrocinadores e gestores, composição técnica de uma equipe), analisar a influência dos meios de comunicação, entre outros. Segundo, analisar o esporte como transformação didático-pedagógica. Detém-se em tratar pedagogicamente do esporte a partir de sua transformação didático-pedagógica, ou seja, partir das características pessoais, subjetivas e culturais dos alunos, com a intenção de ampliar as experiências vinculadas à cultura de movimento.
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Esporte. Prática de ensino.