Sistemas vivos: os complexos caminhos da vida e da aprendizagem
Resumo
O presente artigo consiste em um estudo bibliográfico que se propõe refletir as relações entre educação, aprendizagem e avaliação no contexto das biociências e o que significa um ser humano à luz dos princípios da Pós-modernidade. Os fundamentos filosóficos apresentados no artigo são construções epistemológicas de cientistas da Área das Ciências Humanas e Sociais e da Área das Ciências Naturais, especialmente da biologia, da neurociência e da física, nas últimas décadas. Os conceitos incorporados ao texto são densos e perturbadores no sentido de promover percepções diferenciadas da realidade objetiva e subjetiva em nível individual e transindividual, especialmente aquelas vinculadas aos questionamentos sobre a vida, o conhecimento e as crenças a respeito dos complexos caminhos da aprendizagem dos seres vivos. O texto também aborda as questões imbricadas na natureza e características das relações dos seres vivos com eles mesmos e com o entorno, concebidos como seres biofísicos, culturais e sociais, sobretudo quando inseridos em contextos escolares e participantes do ato de educar.
Palavras-chave: Conhecimento Pós-moderno. Aprendizagem. Avaliação. Seres vivos. Entorno. Vida.