Os direitos das crianças na perspectiva de futuros educadores da educação infantil
Resumo
Desde o século XVIII o homem viu consagrado o seu direito de cidadão. Contudo, só no século XX foi aprovada a Convenção dos Direitos das Crianças (CDC). Nesse contexto, os profissionais de educação infantil desenvolvem um importante papel na educação e na promoção dos direitos humanos. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre os marcos da história dos direitos da criança e os resultados de uma pesquisa realizada com futuros profissionais de educação infantil, na qual identificou-se o conhecimento destes sobre a CDC no âmbito dos três “Ps” (direitos de Provisão, Proteção e Participação); de que forma pretendem atender a CDC na prática e como perspectivam a participação da comunidade na defesa dos direitos das crianças. Observa-se que os inquiridos reconhecem a CDC e os três “Ps” de forma generalizada. A grande maioria aponta que a empatia do adulto, o processo de ensino-aprendizagem, a participação nas discussões e gestão da rotina, uma abordagem lúdica e pedagógica, o trabalho em conjunto e o respeito pela diversidade são os principais elementos para a prática dos direitos das crianças. Em relação a participação da comunidade, as inquiridas defendem uma instituição de educação infantil exemplar, focada na prática dos direitos da criança, que seja aberta à comunidade e capaz de promover a integração das pessoas na defesa dessa temática.
Palavras-chave: Direitos das Crianças. Educação Infantil.